Esportes DP

LUTO

Amigos e familiares se despedem de ícone do judô Diógenes Moraes

A reportagem do DP Esportes esteve presente no local em que ocorreu o seu velório e conseguiu contato com três dos seus quatro filhos

postado em 10/03/2025 13:18 / atualizado em 11/03/2025 15:01

Por Lucas Valle
Despedida de um gigante. Na manhã desta segunda-feira (10), o judô pernambucano e brasileiro despediu-se de um de seus maiores ícones, Diógenes Moraes. O mestre faleceu aos 95 anos devido a insuficiência cardíaca. O velório ocorreu às 11h, na Casa Batista, reunindo familiares, amigos e membros da Federação Pernambucana de Judô para prestar as últimas homenagens a este pioneiro do judô no estado e no país.
A reportagem do DP Esportes esteve presente no local em que ocorreu o seu velório e conseguiu contato com três dos seus quatro filhos.
“Sempre foi a base da nossa familia. Além de ter sido um homem muito preparado, muito dedicado, ele foi um formador de homens”, disse Erivaldo Moraes.
“Perder um amigo é uma coisa, perder o pai não existe” comentou, Diogenes Moraes Junior.
“Não vou dizer que foi uma perda, meu pai sempre foi um exemplo. Sempre me guiei nele, na maneira dele ser, de tratar, na ética dele”, declarou Carlson Moraes, filho mais novo.
<i>(Foto: Sandy James/DP Foto)</i>

Diógenes participou ativamente da fundação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Pernambucana de Judô (FPJ), instituições que desenvolveram a modalidade no Brasil e em Pernambuco.
 
“Fundou aqui a Federação de Pernambuco. Iniciou o Judô em 1954, foi um dos pioneiros. Foi ele quem plantou a disciplina judô aqui no Nordeste e até hoje a familia segue os ensinamentos dele” esclareceu, Diógenes Moraes junior.

Diógenes Moraes teve uma trajetória de destaque no judô, e foi uma peça fundamental para a consolidação do esporte no Estado. Entre 1969 e 1974, esteve à frente do departamento de judô do Santa Cruz, clube que sempre foi seu grande amor. Durante sua gestão, contribuiu significativamente para o crescimento do esporte e para a formação de novos atletas. Em suas redes sociais, o Tricolor do Arruda lamentou o falecimento e enviou uma coroa de flores ao velório.
 
O sepultamento de Diógenes Moraes, está marcado para está segunda-feira, às 16h, no Cemitério de Santo Amaro.

Tags: amigos familiares despedida enterro velorio judo diogenes moraes adeus lenda brasil pernambuco