Com o apoio dos Aflitos, Náutico busca terceira vitória seguida na Série C (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Buscando engatar a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro da Série C e de olho no G8, o Náutico recebe a Ponte Preta neste sábado (24), às 17h, no estádio dos Aflitos. A partida é válida pela 7ª rodada da Terceirona e terá transmissão do DAZN e Nosso Futebol (YouTube).
O clube alvirrubro atualmente ocupa a 10ª posição na tabela da Série C, com 8 pontos conquistados, e almeja entrar na zona classificatória, entre os oito primeiros colocados. A primeira equipe no G8 é o CSA, com 9 pontos, um a mais que os alvirrubros.
O Timbu passa por um novo momento da temporada com o trabalho do técnico Hélio dos Anjos. Sem vencer nas quatro primeiras partidas da Terceira Divisão, o clube venceu os dois últimos duelos e já mudou sua perspectiva na competição. Os triunfos aconteceram frente ao Confiança, por 2 a 0, nos Aflitos, e frente ao Ypiranga-RS, por 4 a 0, fora de casa.
O duelo deste sábado também reserva uma expectativa por mais um bom público no estádio dos Aflitos. Após arrecadação recorde no duelo contra o São Paulo na Copa do Brasil, o Náutico promoveu descontos no preço do ingresso para o torcedor alvirrubro comparecer em bom número.
Para o jogo, o Náutico sofrerá com os mesmos problemas de desfalques das últimas partidas. O atacante Paulo Sérgio ainda não se recuperou de lesão muscular e será mais uma vez ausência. Assim como os jogadores com lesões de maior gravidade, são eles: Fágner Alemão, João Maistro, Luiz Paulo, Renato Alves e Vinícius.
Com isso, a tendência é de que Hélio dos Anjos repita exatamente a mesma escalação do duelo frente ao São Paulo, onde a equipe saiu derrotada, porém com bom grau de competitividade. Apesar do susto ao sair lesionado contra o Tricolor paulista, o lateral Arnaldo não teve lesão detectada e seguirá como titular na lateral direita.
Na véspera do duelo na sexta-feira (23), o comandante alvirrubro falou em coletiva de imprensa sobre o adversário. Hélio pontuou o nível da Ponte Preta, líder da competição, e destacou aspectos que preocupam quando a bola rolar nos Aflitos.
“A Ponte é um time que adora jogo fora de casa. Eu trabalhei lá, não foi fácil introduzir a ofensividade, eles gostam dos volantes, dos três zagueiros. O aproveitamento da Ponte fora de casa na temporada é muito bom. Vamos enfrentar um adversário experiente, com vários jogadores que trabalharam comigo e sei do potencial, sei da qualidade. A Ponte é um time muito forte, vai ser um dos postulantes a uma das quatro vagas, mas não podemos ter temor, nós temos que enfrentar. Temos que ir para o embate dentro das nossas características, mas ter todos os cuidados. Eu estou preocupado, é um jogo que vamos ter que nos expor o máximo possível em termo de dedicação”, projetou o treinador.
Para superar a Macaca, o Náutico também terá que enfrentar o retrospecto desfavorável na história dos confrontos. Em 27 encontros entre as equipes, a Ponte venceu 11, com mais oito empates e oito vitórias alvirrubras. Apesar disso, o Timbu leva a melhor atuando em casa, com cinco vitórias em 13 jogos. Os demais jogos com mando do Náutico tiveram mais cinco empates e três vitórias do clube paulista.
Ponte Preta
Em situação diferente do Náutico, a Macaca vem para o confronto ostentando a liderança do Campeonato Brasileiro da Série C. A Ponte soma 13 pontos até aqui e lidera de maneira isolada a competição.
Apesar de 1ª colocação, o clube foi derrotado na última rodada da Terceirona, com goleada em casa para o Brusque por 4 a 1. Nos seis duelos de Série C, a equipe venceu quatro, empatou um e perdeu apenas um. Na temporada de 2025, aliás, a Ponte Preta conta apenas com quatro derrotas em 19 jogos disputados.
A equipe comandada por Alberto Valentim deverá ter algumas mudanças em relação a goleada sofrida no último jogo. O comandante deverá promover uma defesa com três zagueiros e o atacante Jeh deve voltar a equipe titular.
Ficha do jogo
Náutico: Muriel, Arnaldo, Rayan, Carlinhos e Igor Fernandes; Auremir, Marco Antônio e Patrick Allan; Kelvin, Marquinhos e Bruno Mezenga. Técnico: Hélio dos Anjos.
Ponte Preta: Diogo Silva, Wanderson Emerson e Danilo Barcelos; Maguinho, Léo Oliveira, Lucas Cândido, Elvis e Artur; Jean Dias e Jeh. Técnico: Alberto Valentim.
Local: Aflitos
Horário: 17h
Árbitro: Arthur Gomes RabeloES
Assistentes: Guthieri Javarini Rodriguese Adilson Gomes de Oliveira (ambos do ES)