(Foto: Retrô FC / Divulgação / stefaniafotografias)
Na noite desta quarta-feira (21), o Retrô protagonizou um feito histórico ao eliminar o Fortaleza nos pênaltis e garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. A Fênix contou com o brilho do goleiro Fabián Volpi, que defendeu duas cobranças, além da precisão dos seus jogadores, que converteram quatro penalidades cobradas.
No tempo normal, o Leão do Pici chegou a abrir o placar com Breno Lopes, no início do segundo tempo, mas viu a equipe de Camaragibe reagir e empatar com Mike. O resultado repetiu o placar do jogo de ida (1 a 1), levando a decisão para as penalidades máximas.
Além da vaga na próxima fase, o Retrô também garantiu uma premiação no valor de R$ 3.638.250, referente à cota de participação nas oitavas de final. A Fênix passa a ser o único clube pernambucano na disputa pelo título do torneio.
O Retrô iniciou a partida bem postado defensivamente e soube rodar a bola com inteligência, impondo seu estilo de jogo diante de um Fortaleza que não vive seu melhor momento na temporada. A equipe cearense encontrou dificuldades para superar a marcação pernambucana e errava no último passe, enquanto a defesa do Retrô seguia eficiente, afastando o perigo sempre que necessário.
A equipe de Camaragibe tentava surpreender os donos da casa principalmente em bolas longas e investidas rápidas, aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Do outro lado, o Leão do Pici era empurrado por sua torcida, que compareceu em bom número à Arena Castelão, mas não conseguia transformar o apoio em vantagem no placar.
Em um primeiro tempo de poucas chances claras de gol, a melhor oportunidade caiu nos pés de Mascote, atacante do Retrô, que acabou desperdiçando e mandando por cima do gol defendido por João Ricardo. Já o Fortaleza até conseguiu algumas finalizações, mas pecou na definição: mandou para fora ou parou nas boas defesas do goleiro Fabián Volpi.
Com o empate parcial e o desempenho equilibrado, as duas equipes foram para o intervalo cientes da necessidade de mudanças táticas para buscar a classificação na etapa final.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, após os ajustes realizados nos vestiários, o Fortaleza não demorou a dar uma resposta à sua torcida. O Tricolor do Pici voltou mais organizado, com postura ofensiva e aproveitando os espaços deixados pelo lado esquerdo da defesa do Retrô. Logo nos minutos iniciais, Marinho cruzou na área, Deyverson ajeitou de cabeça, e Breno Lopes finalizou com precisão, acertando um belo chute para abrir o placar e incendiar a Arena Castelão.
O confronto seguiu equilibrado, com um interessante duelo tático entre as duas equipes. Em um momento de desatenção da defesa do Fortaleza, o Retrô conseguiu reagir. Eduardo Porto cruzou com precisão, e Mike apareceu livre na área para completar e estufar as redes, deixando tudo igual no placar.
Empolgada com o empate, a equipe pernambucana partiu em busca da virada histórica. A Fênix pressionou e obrigou o goleiro João Ricardo a fazer pelo menos três grandes defesas para manter o Fortaleza vivo no jogo. Do outro lado, Fabián Volpi também foi fundamental para o Retrô, com duas intervenções importantes que evitaram o segundo gol tricolor. O placar do tempo regulamentar terminou igualado e a partida se encaminhou para os pênaltis.
PÊNALTIS
Na disputa por pênaltis, brilhou a estrela de Fabián Volpi. O goleiro do Retrô defendeu as cobranças de Lucero e Kervin. Bruno, Fialho e Radsley converteram, e Richard Franco acertou a cobrança que garantiu a classificação da Fênix, definindo as penalidades no placar de 4 a 1 para o clube pernambucano.
FICHA DA PARTIDA
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, David Luiz, Gustavo Mancha e Bruno Pacheco (Diogo Barbosa); Martínez, Pol Fernández (Yago Pikachu) e Pochettino (Calebe); Marinho, Breno Lopes (Kervin Andrade) e Deyverson (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
RETRÔ: Fabián Volpi; Eduardo (Gedeílson), Mendonça, Rayan e Salomão; Gledson, Iba Ly (Richard Franco) e Radsley; Mike (Diego Guerra), Maycon Douglas (Fialho) e Mascote (Bruno). Técnico: Wires José.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
4º Árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira Junior (CE)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Gols: Breno Lopes (11'/2ºT) ; Mike (20'/2ºT)
Cartões amarelos: Pol Fernández, Gustavo Mancha e Brítez (Fortaleza); Rayan, Mike e Mendonça (Retrô)