Candidato único à presidência da CBF, Samir Xaud será eleito o novo presidente da entidade neste domingo (25). A eleição acontece a partir das 10h30, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, na Barra da Tijuca. Ele conseguiu apoio de 25 federações e 10 clubes. Assim, impossibilitou o registro de qualquer outra chapa. Com isso, ele será aclamado e ficará no cargo por quatro anos (2025-2029).
O colégio eleitoral tem as 27 federações de futebol, 20 clubes da Série A e 20 clubes da Série B. Reinaldo Carneiro Bastos, da federação de São Paulo, foi o único que tentou a candidatura. No entanto, o dirigente não conseguiu o mínimo de oito federações para registrar candidatura, apesar do apoio de 29 clubes.
Xaud tem 41 anos e é o atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF). Ele assumiria o cargo apenas em 2027. Seu pai, Zeca Xaud, completa 40 anos à frente da FRF em 2026, quando deixaria a cadeira vaga para que Samir assumisse o posto em 2027. No entanto, ele terá que renunciar à presidência da federação, pois não pode acumular os dois cargos.
Samir Xaud vai assumir no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo pela Justiça do Rio de Janeiro por suspeita de falsificação de assinaturas. Mas o cenário político do futebol brasileiro está longe de estar apaziguado. Pelo contrário, uma divisão foi exposta publicamente.
Após apoiarem a candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, 20 clubes - entre eles o Sport -, anunciaram ausência na eleição. A maioria das equipes que não vão votar pertence à Liga Forte União (LFU), bloco econômico mais próximo do presidente da Federação Paulista. Contudo, há também times da Libra.
“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente”, disse a nota oficial dos clubes.
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo de Ribeirão Preto, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport são os clubes que estarão ausente da eleição da CBF.
No começo da semana, a maioria dos clubes brasileiros das séries A e B do Campeonato Brasileiro se uniu para fazer exigências à nova gestão da CBF, como mudanças no processo eleitoral e o comprometimento com a criação de uma liga. Por outro lado, Xaud foi apoiado por dez clubes (Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda).
SAIBA MAIS
Chapa: Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização
Candidato a presidente: Samir Xaud
Vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Membros do Conselho Fiscal: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa.
Membros suplentes do Conselho Fiscal: Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.
*Com Metrópoles, Correio Braziliense e Estadão Conteúdo