Enrico Ambrogini foi anunciado pelo Sport nesta segunda-feira (19) (Foto: Paulo Paiva/SCR)
O Sport oficializou, na noite desta segunda-feira (19), a contratação de Enrico Ambrogini como o novo diretor geral do departamento de futebol. O profissional já está no Recife, onde conheceu as instalações do clube e foi apresentado à estrutura do Leão da Ilha. A chegada marca mais uma etapa no processo de reformulação da gestão rubro-negra.
Ambrogini, que estava sem clube desde abril, quando deixou o cargo de CEO da SAF do Figueirense, chega com a missão de contribuir na reestruturação do futebol leonino ao lado do executivo Thiago Gasparino, anunciado na última terça-feira (13). Em suas primeiras palavras como dirigente do Sport, Enrico demonstrou entusiasmo com o novo desafio.
"Estou extremamente honrado e ansioso para começar logo nesse novo cargo. É uma torcida encantadora. De todas as vezes que vim jogar aqui contra, sofri essa pressão e agora quero estar do outro lado, forte, que vocês fazem na Ilha do Retiro. Lembro de títulos que vi quando era menor, o do Campeonato Brasileiro de 1987, a Copa do Brasil de 2008, que ficaram marcados na minha cabeça", iniciou.
"Estou empolgado de iniciar minha trajetória. O momento é desafiador, a posição na tabela não nos agrada, mas agora é a hora de ir juntos, arregaçar as mangas e trabalhar em equipe para tirar o Sport de onde ele se encontra e levar ele lá pra cima novamente, alçando grandes voos aqui dentro", finalizou.
Enrico Ambrogini esteve no CT José de Andrade Medicis (Foto: Paulo Paiva/SCR)
Passando por mudanças no elenco e na gestão de futebol, a direção do Sport vem se reorganizando para a sequência da temporada. A busca por profissionais alinhados ao perfil desejado pelo clube levou à escolha de Ambrogini, que passou por entrevistas e negociações antes de acertar com a cúpula rubro-negra.
CURRÍCULO DO NOVO DIRETOR
Enrico Ambrogini é especializado em Gestão Esportiva com foco na Indústria do Futebol pela Universidade de Londres, na Inglaterra. Também é mestre em Gestão Esportiva e Negócios do Futebol pela Birkbeck, Universidade de Londres, e detém um Master em Gestão Esportiva pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
O novo diretor rubro-negro acumula experiências como CEO no Espírito Santo Futebol Clube e na Inter de Limeira-SP. No cenário internacional, atuou como diretor de gestão e administração de futebol no Real Valladolid, da Espanha. Também integrou a gestão do Cruzeiro, durante a era SAF sob o comando de Ronaldo Fenômeno. Seu último trabalho foi no Figueirense, onde permaneceu por mais de um ano antes de ser desligado em abril deste ano.