Brasil vence a Colômbia e é campeão do Sul-Americano sem perder um set
Seleção Brasileira ganhou de Chile, Argentina, Peru e Colômbia por 3 sets a 0, ganhando força e confiança para o próximo desafio, o Pré-Olímpico do Japão
Seleção Brasileira segue com sua hegemonia de 23 títulos na competição (Foto: Sandy James/DP Foto)
Campeã por antecipação, a Seleção Brasileira fechou com chave de ouro sua participação no Campeonato Sul-Americano de Vôlei feminino, realizado no ginásio do Geraldão, no Recife (PE). O Brasil venceu a Colômbia por 3 sets a 0 nesta quarta-feira (23), com parciais de 25-19, 25-22 e 25-19. Mirando o Pré-Olímpico, a equipe do técnico José Roberto Guimarães se despede do Recife sem perder nenhum set no torneio.
A Seleção Brasileira segue com sua hegemonia de 23 títulos na competição. A última vez que a seleção não foi campeã foi em 1993. O segundo lugar ficou com Argentina. A Colômbia foi terceiro, o Chile foi o quarto e o Peru ficou em quinto. Foram dias de emoção e constatação do apoio incondicional do torcedor pernambucano e nordestino. Vale a pena lembrar que a seleção vinha de uma participação ruim na Liga das Nações.
"Muito feliz com a nossa campanha, soubemos crescer com o apoio dessa torcida. Ficou visível como o time se conectou no Sul-Americano. Acho que essa é a lição para o Pré-Olímpico", disse Gabi, que levantou o troféu no Geraldão.
O JOGO
O primeiro set começou com a partida equilibrada, mas o Brasil pontuando e ficando ligeiramente na frente do placar. O brilho no ataque da ponteira Gabi Guimarães foi fundamental para a Seleção Brasileira assumir o controle do duelo, chegando ao set point e fechando em 25/19. Num bloqueio da ponteira, a equipe brasileira fechou o placar do set.
No segundo set, o equilíbrio voltou à tona no início, principalmente, pelos muitos erros da Seleção Brasileira. No entanto, após o período de instabilidade, Carol e Júlia Bergamann foram as maiores pontuadoras do set ambas com cinco pontos. A equipe verde e amarela fechou em 25/22. No terceiro set, o último do campeonato, mais facilidade: 25/19.
A partir desta quinta (24), a capital pernambucana pasa a respirar o Sul-Americano masculino, com a presença das mesmas seleções. A competição começa no sábado (16).