Evandro e Arthur seguem firme na corrida olímpica (Foto: Dhavid Normando/FV Imagens/CBV)
Com grandes jogos, variação entre sol e chuva e muita animação da torcida, chegou ao fim neste domingo (24) a etapa Challenge do Circuito Mundial de Vôlei de Praia no Recife. Os campeões e campeãs vibraram muito e somaram pontos importantes no ranking mundial, visando os índices para as Olimpíadas de Paris, em julho deste ano.
E no masculino a festa foi verde e amarela. Evandro e Arthur derrotaram na final os cubanos Diaz e Alayo por 2 sets a 0, parciais de 21x15 e 21x18. No feminino, o título ficou com a dupla da Letônia, Tina e Anastasija.
As finais marcaram o encerramento de duas semanas de voleibol de muita qualidade na arena montada na praia do Pina, que tinha recebido na semana passada a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro. Fazia uma década que a capital pernambucana não recebia eventos deste porte.
Lembrando que, no ano passado, o Recife já tinha virado a capital do vôlei. O Geraldão recebeu o Sul-Americano masculino e feminino. E em abril, o ginásio também vai receber as finais da Superliga.
"A Confederação Brasileira de Vôlei está muito feliz por mais um grande evento realizado no nosso país. Nosso objetivo é levar o vôlei de praia para todos os cantos do Brasil e encerramos a etapa do Recife onde o público compareceu de forma estupenda, incentivando as nossas duplas, que estão nessa corrida final rumo às Olipíadas de Paris", destacou o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Radamés Lattari.
A corrida olímpica vai até o dia 9 de junho. Duda e Ana Patricia já carimbaram o passaporte para os Jogos de Paris no vôlei de praia.
Com apoio da torcida, Evandro e Arthur superaram os cubanos Diaz e Alayo na decisão. E olhe que os adversários abriram 4 a 1, mas em bloqueio de Evandro os brasileiros passaram a frente, 10x9. E em um ace de Arthur, a dupla brasileira fechou o primeiro set em 21x15. No segundo set o roteiro foi semelhante. Em um ace de Evandro, os brasileiros ficaram na frente, 11x10. E não deram moleza, fechando em 21x18 e sacramentando a conquista do título da etapa recifense.
"Galera, muito obrigado e pela energia de vocês. Fizeram a diferença (torcida). Sempre um prazer voltar a jogar no Brasil e com o título. Comemorar hoje e seguir a sequência na temporada", disse Evandro.
O bronze ficou com a surpreendente dupla da Inglaterra, Javier Bello/Joaquim Bello. Eles são irmãos gêmeos, nasceram na Espanha e foram para o Reino Unido com 10 anos de idade. Na disputa pelo terceiro lugar, venceram Evans/Budinger (EUA) por 2 sets a 1. "Estamos muito felizes, agradecemos muito a torcida", disse Joaquim Bello em entrevista ao Sportv. As outras duplas brasileiras ficaram em nono: André/George, Pedro Solberg/Guto e Vitor Felipe/Renato.
Cubanos Diaz e Alayo fizeram grande campanha e ficaram com o vice (Foto: Dhavid Normando/FV Imagens/CBV)
FEMININO
Na decisão do feminino, a dupla da Letônia Tina e Anastasija dominou o jogo e venceu as canadenses Bansley e Bukocec por 2 sets a 0, parciais de 21x18 e 21x17. O bronze ficou com a dupla da Lituânia Paulikiene e Raupelyte. Elas venceram as alemães Borger e Ittlinger por 2 sets a 1.
Entre as duplas brasileiras, Tainá e Vic terminaram na quinta posição, após perderem um jogo emocionante nas quartas de final contra as canadenses Bansley/Bukovec por 2 sts a 0, parciais de 21x18 e 28x26. Já Elize Maia e Thâmela, que venceram a etapa de Recife do Circuito Brasileiro, na semana passada, acabaram no 17º lugar.