
O evento começou seu tour em Doha, no Catar, no início do mês, e chega ao Brasil com os melhores atletas da modalidade, em preparação para as Olimpíadas de Paris, que acontecem no segundo semestre deste ano. Recife não recebe um evento internacional desde 1996, quando sediou uma etapa do FIVB World Tour.
O desafio contará com 20 duplas masculinas e 22 femininas. Equipes de várias nacionalidades estarão disputando vagas para Paris, e além dos confrontos entre países, vai ser bem interessante acompanhar as concorrências entre atletas da mesma federação. Destaque para os Estados Unidos, onde a disputa está aberta e três duplas brigam por vaga nas Olimpíadas.
A corrida olímpica vai até o dia 9 de junho, e Duda e Ana Patrícia já carimbaram o passaporte para os Jogos de Paris 2024. Seguem abertas as disputas no vôlei de praia brasileiro pela segunda vaga feminina – com Bárbara Seixas/Carol Solberg, Tainá/Vic e Ágatha/Rebecca – e por duas vagas masculinas – com André/George, Evandro/Arthur Lanci, Vitor Felipe/Renato e Pedro Solberg/Guto.
Em Pernambuco, o qualifying abre a competição na quinta-feira, com 11 duplas brasileiras em quadra na arena montada na Praia do Pina: Vitória/Hegê, Talita/Taiana, Carol Horta/Ana Luiza, Josi/Talita Simonetti, Andressa/Thainara, Natasha/Giulia e Flavia Moura/Fabrine na disputa feminina; e Arthur/Adrielson, Vinícius/Heitor, Pedro/Gabriel Santiago e Mateus/Adelmo no masculino.
O Brasil já tem três duplas femininas e quatro masculinas garantidas no torneio principal, que começa na sexta: Tainá/Vic, Ágatha/Rebecca e Elize Maia/Thâmela, André/George, Evandro/Arthur Lanci, Pedro Solberg/Guto e Vitor Felipe/Renato.
A torcida pernambucana promete encher as areias do Pina. O Movimento Verde e Amarelo, torcida que acompanha os brasileiros em várias modalidades pelo Brasil e pelo mundo. já marcou presença e convida o povo pernambucano a estar torcendo a partir de amanhã. “Estamos vindo com uma equipe bem legal, para todos os dias de evento. Vamos levar faixas, bateria e vamos contar com a presença de pessoas de outros estados, inclusive”, falou Paulinho Machado, integrante da torcida.
Após os ataques homofóbicos registrados na última semana no Circuito Brasileiro de Vôlei, o Movimento pretende mostrar uma face diferente da torcida pernambucana para o mundo. “O principal objetivo é trazer os pernambucanos para torcer para o Brasil. Sabemos que o povo daqui é apaixonado por voleibol, e vamos resgatar essa paixão com outro tipo de torcida e esperamos que Recife fique bem visto mundialmente”, concluiu.
Os ingressos para o evento são grátis, e podem ser retirados no site de eventos do Vôlei Brasil.
Confira a programação:
21.3 (Quinta-feira) – Qualifying – 9h às 19h
22.3 (Sexta-feira) – Fase de grupos – 9h às 21h
23.3 (Sábado) – Repescagem, oitavas e quartas de final – 9h às 20h
24.3 (Domingo) – Semifinais – 8h às 12h – Disputas pelo bronze e finais – 14h às 18h