Esportes DP

FÓRMULA 1

Ferrari em alta: Leclerc bate o campeão Verstappen e é pole no GP do Bahrain 2022

Piloto monegasco garantiu a sua 10ª pole position da carreira e confirma melhoria da Ferrari para a temporada

postado em 19/03/2022 12:47 / atualizado em 19/03/2022 13:48

<i>(Foto: Divulgação/FI)</i>
O primeiro pole position da nova era da Fórmula 1 será Charles Leclerc. O piloto monegasco da Ferrari vai largar na ponta no GP do Bahrain, que abre a temporada 2022 neste domingo, às 12h. A vantagem conquistada por Leclerc confirma a melhoria da Ferrari, que já se desenhava nos testes da pré-temporada. Atual campeão entre pilotos, o holandês Max Verstappen ainda tentou alcançar o adversário, mas terminou mais de um décimo atrás, na P2.

Carlos Sainz, da Ferrari, e Sergio Perez, da Red Bull, fecham a segunda fila, reforçando a rivalidade das equipes nesse início de ano. Já a Mercedes, atual campeã de construtores, sofre com o design do carro e larga com Hamilton na P5 e Russell apenas na P9.

Q1

Já no primeiro terço do 'qualify' foi possível confirmar as projeções que os testes e treinos livres vinham apontando. O destaque negativo veio com a eliminação da dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Hulkenberg - substituto de Vettel, por testar positivo para covid-19. Ricciardo, assim como em 2021 em sua temporada de estreia com a Mclaren, voltou a sofrer na classificação. Tsunoda, da Alpha Tauri e Latifi, da Williams, foram os outros dois eliminados.

Q2
Enquanto Ferrari e Red Bull já protagonizavam a briga pelas primeiras filas, a sensação maior do Q2 foi a Haas. Além do jovem Mick Schumacher alcançar a P13, o reestreante Kevin Magnussen roubou a cena e conseguiu avançar para o Q3, numa festa grande para a equipe americana.


Lando Norris também sofreu com o carro e não avançou, o que levanta a suspeita de que a Mclaren pode perder força de fato na temporada. A equipe não tinha os dois carros fora de um Q3 desde o GP da Turquia de 2020. Ocon, Schumacher, Norris, Albon, e o chinês estreante Guanyu Zhou.

Q3
A tranquilidade nos boxes da Ferrari já dava o ar de que a equipe confirmaria o grande salto de qualidade no carro. Leclerc e Sainz equilibrados e correndo apenas com um décimo de diferença no classificatório. Ponto alto também para Valtteri Bottas, que larga com a Alfa Romeo ao lado do ex-companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton.
 
Grid de Largada - GP do Bahrain 

1º Charles Leclerc FERRARI
2º Max Verstappen RED BULL RACING 
3º Carlos Sainz FERRARI
4º Sergio Perez RED BULL RACING
5º Lewis Hamilton MERCEDES
6º Valtteri Bottas ALFA ROMEO
7º Kevin Magnussen HAAS
8º Fernando Alonso ALPINE
9º George Russell MERCEDES
10º Pierre Gasly ALPHATAURI
11º Esteban Ocon ALPINE
12º Mick Schumacher HAAS
13º Lando Norris MCLAREN
14º Alexander Albon WILLIAMS
15º Zhou Guanyu ALFA ROMEO
16º Yuki Tsunoda ALPHATAURI
17º Nico Hulkenberg ASTON MARTIN
18º Daniel Ricciardo MCLAREN
19º Lance Stroll ASTON MARTIN
20º Nicholas Latifi WILLIAMS

Tags: formula 1 charles leclerc max verstappen red bull f1 ferrari