Leclerc foi o mais rápido do treino e superou o atual campeão mundial, Verstappen (Foto: Divulgação/FI)
O primeiro pole position da nova era da Fórmula 1 será Charles Leclerc. O piloto monegasco da Ferrari vai largar na ponta no GP do Bahrain, que abre a temporada 2022 neste domingo, às 12h. A vantagem conquistada por Leclerc confirma a melhoria da Ferrari, que já se desenhava nos testes da pré-temporada. Atual campeão entre pilotos, o holandês Max Verstappen ainda tentou alcançar o adversário, mas terminou mais de um décimo atrás, na P2.
Carlos Sainz, da Ferrari, e Sergio Perez, da Red Bull, fecham a segunda fila, reforçando a rivalidade das equipes nesse início de ano. Já a Mercedes, atual campeã de construtores, sofre com o design do carro e larga com Hamilton na P5 e Russell apenas na P9.
Q1
Já no primeiro terço do 'qualify' foi possível confirmar as projeções que os testes e treinos livres vinham apontando. O destaque negativo veio com a eliminação da dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Hulkenberg - substituto de Vettel, por testar positivo para covid-19. Ricciardo, assim como em 2021 em sua temporada de estreia com a Mclaren, voltou a sofrer na classificação. Tsunoda, da Alpha Tauri e Latifi, da Williams, foram os outros dois eliminados.
Enquanto Ferrari e Red Bull já protagonizavam a briga pelas primeiras filas, a sensação maior do Q2 foi a Haas. Além do jovem Mick Schumacher alcançar a P13, o reestreante Kevin Magnussen roubou a cena e conseguiu avançar para o Q3, numa festa grande para a equipe americana.
Lando Norris também sofreu com o carro e não avançou, o que levanta a suspeita de que a Mclaren pode perder força de fato na temporada. A equipe não tinha os dois carros fora de um Q3 desde o GP da Turquia de 2020. Ocon, Schumacher, Norris, Albon, e o chinês estreante Guanyu Zhou.
A tranquilidade nos boxes da Ferrari já dava o ar de que a equipe confirmaria o grande salto de qualidade no carro. Leclerc e Sainz equilibrados e correndo apenas com um décimo de diferença no classificatório. Ponto alto também para Valtteri Bottas, que larga com a Alfa Romeo ao lado do ex-companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton.