Diario de Pernambuco fará uma cobertura completa, da primeira à última das 23 corridas previstas no calendário (Foto: Divulgação/F1)
Uma nova era começa na Fórmula 1 neste fim de semana, no Bahrain, às 12h. Uma F1 como nunca antes se viu. Em busca de equilíbrio financeiro, possibilidade de disputa entre as equipes e muito mais competitividade entre os pilotos. Depois da temporada mais imprevisível das últimas décadas no ano passado, onde o holandês Max Verstappen interrompeu a hegemonia do britânico Lewis Hamilton, a briga de 2022 deixa ainda mais imprevisível a possibilidade de cravar quem levantará a taça ao final de ano.
E o Diario de Pernambuco fará uma cobertura completa, da primeira à última das 23 corridas previstas no calendário. Com grandes parcerias, além da F1, Fórmula Indy, Stock Car e as principais categorias do automobilismo, o Esportes DP vai trazer trazer notícias, reportagens e análises, em live streaming, entrevistas, podcasts, boletins e textos, para o jornal e o site do Grupo Diario de Pernambuco, e a Rádio Clube AM de Pernambuco, numa cobertura como há muito não vista no jornalismo do Nordeste do país.
Calendário 2022
20/03 - GP do Bahrain - Sakhir
27/03 - GP da Arábia Saudita - Jeddah
10/04 - GP da Austrália - Melbourne
24/04 - GP da Emilia Romagna - Imola*
08/05 - GP de Miami - Miami**
22/05 - GP da Espanha - Barcelona*
29/05 - GP de Mônaco - Mônaco
12/06 - GP do Azerbaijão - Baku
19/06 - GP do Canadá - Montreal
03/07 - GP da Inglaterra - Silverstone
10/07 - GP da Áustria - Spielberg
24/07 - GP da França - Le Castellet
31/07 - GP da Hungria - Budapest
28/08 - GP da Bélgica - Spa-Francorchamps
04/09 - GP da Holanda - Zandvoort
11/09 - GP da Itália - Monza
25/09 - A definir***
02/10 - GP de Singapura - Marina Bay*
09/10 - GP do Japão - Suzuka
23/10 - GP dos Estados Unidos - Austin*
30/10 - GP do México - Hermanos Rodríguez
13/11 - GP do Brasil - Interlagos
20/11 - GP de Abu Dhabi - Yas Marina
* Sujeita a alteração contratual pela FIA
** Circuito sujeito a aprovação da FIA
*** GP da Rússia cancelado
Novo carro
O equilíbrio esperado para 2022 começa pelo novo conceito dos carros. Adiado por conta da pandemia, o novo design enfim estreará, desafiando os engenheiros das dez equipes do grid. Na busca pelo melhor desempenho, e melhor aproveitamento do ‘efeito solo’, cada montadora buscou em suas fábricas e túneis de vento alinhar da melhor forma o desenvolvimento aerodinâmico dos chassis, atrelado às unidades de potência.
E quem largar na frente com o carro “melhor nascido” deve dar passos fundamentais na briga pelo título. O teto orçamentário da temporada - estipulado em cerca de R$ 740 milhões - será um fator limitante crucial para as adaptações dos carros, assim como o congelamento dos motores por mais uma temporada, até 2023.
Briga pelo título
Em 2022, o duelo entre Mercedes, atual octacampeã, e Red Bull deve se tornar ainda mais acirrado, com a equipe austríaca se saindo melhor nos testes da pré-temporada. Com um carro mais equilibrado e mais pesado, a Red Bull pode sofrer mais nas brigas de retas, porém a maior pressão aerodinâmica deve ajudar nas curvas de baixa velocidade, contando com a genialidade do atual campeão entre pilotos, Max Verstappen.
Já a equipe alemã, do Heptacampeão Lewis Hamilton, se não estiverem 'blefando' nos resultados dos testes, podem sofrer com o ‘bumps’ (pequenos pulos) do carro até estabilizar nas nada baratas atualizações. Também deve ser boa a disputa entre os segundos pilotos de Red Bull e Mercedes, Sergio Pérez e o novato no time alemão, George Russell.
Maior campeã da história, a Ferrari também tem surpreendido nos testes e pode incomodar ainda mais no pelotão da frente, com expectativas, inclusive, de voltar a vencer corridas e brigar pelo mundial de construtores. Charles Leclerc demonstrou bons resultados nos testes do meio de semana e pode trazer uma boa classificação ao fim da prova do Bahrain. Cenário que deve dificultar a vida da tradicional Mclaren, que busca consolidar novamente seu nome entre as postulantes ao título mundial de equipes.
Também correm por fora na temporada, brigando por boas colocações no grid e vez ou outra postulantes a pódios, são Alpine (antiga Renault) e Alpha Tauri. Até a Haas, que deu grande salto nos tempos dos testes livres da pré-temporada, pode surpreender e pontuar em alguns GPs, junto com a Williams, que também tenta retomar seus dias de glória na F1. Já a Alfa Romeo também é bos postulante a crescer na tabela, diferentemente da Aston Martin, que não conseguiu bons resultados nos tempos até aqui e não deve apresentar muita queda em relação à já frustrante temporada de 2021.