Leclerc cravou a pole no fim e deixou a Red Bull de Verstappen para trás (Foto: AFP)
Uma coisa ficou bem clara para os pilotos após os treinos livres no estreito circuito de rua de Miami, e fez esquentar a disputa volta a volta entre Leclerc e Verstappen. A vantagem do pole position se desenhava como indispensável para vencer o GP deste domingo. E foi assim que os dois principais candidatos ao Mundial de Pilotos duelaram no treino classificatório deste sábado, entre a sede pela liderança e o risco de escapar dos muros por centímetros.
Melhor para Leclerc, que como um mágico, tirou da cartola na última hora, cravando 1:28.796, sem chances de reação para Verstappen. Melhor ainda para a Ferrari foi a redenção de Carlos Sainz. Depois de errar e bater forte na sexta, o espanhol colocou o carro à frente da Red Bull, completando a primeira fila e cumprindo o seu papel de escudeiro. Q1
Leclerc mal demorou para provar que tinha um ás guardado na manga. Ainda no Q1, já afundou o melhor tempo do fim de semana para 1:29.474, que antes era de Russell, com 1:29.938 marcado no TL2.
Magnussen abriu o pelotão dos eliminados, e pela primeira vez na temporada vai largar atrás do companheiro de equipe, Mick Schumacher. Zhou seguiu a fila com a Alfa Romeo, acompanhado das duas Williams, de Albon e Latifi. Ocon, que sequer conseguiu sair do paddock depois da forte batida no TL3, vai largar em último na corrida.
Depois do destaque na sexta-feira, Russell não conseguiu repetir o feito. Aliás, sofreu bastante para guiar a sua Mercedes, que novamente apresentou ‘quiques’ mais intensos. Já Hamilton, dessa vez, pareceu mais adaptado ao carro.
Lá na frente, a briga entre Verstappen e Leclerc pela pole já dava os primeiros sinais. O holandês andou na casa de 1:29.202, e o ferrarista logo respondeu em seguida, com 1:29.130.
Alonso, Russell, Vettel, Ricciardo e Mick Schumacher, um de cada equipe, foram os eliminados na sequência do grid.
A briga pela pole pegou fogo de vez no Q3. Verstappen foi o primeiro a baixar o tempo na casa de 1:28, com 1:28.991. Mas na última volta, Leclerc deu show, marcando 1:28.796 em sua terceira pole da temporada. Verstappen e Pérez completam a segunda fila da Red Bull, com Bottas (5º), e Hamilton (6º) completando a terceira fila.
%uD83C%uDFC1 QUALIFYING CLASSIFICATION %uD83C%uDFC1