Leclerc corre em casa e faz pole importante para a Ferrari (Foto: ANDREJ ISAKOVIC/AFP)
O piloto monegasco Charles Leclerc (Ferrari) fez a pole position do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 no treino de classificação disputado neste sábado (25), em Monte Carlo.
Correndo em casa, Leclerc largará à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren). O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o britânico Lando Norris (McLaren) formarão a segunda fila, enquanto o líder do Mundial, o holandês Max Verstappen (Red Bull), será apenas sexto no grid.
Esta é a primeira pole do monegasco de 26 anos nesta temporada, a 24ª em sua carreira na F1. Em sete corridas até agora neste ano, apenas Verstappen largou em primeiro.
"Isso é ótimo! Mas sei por experiência própria que a classificação não é o objetivo, mas sim a vitória", disse Leclerc. "Nos últimos anos [em Mônaco], a qualificação não foi tudo. Precisamos reunir tudo na corrida de domingo e nos anos anteriores não conseguimos isso", acrescentou.
O treino de classificação é particularmente importante nas ruas estreitas do Principado, onde as ultrapassagens são geralmente difíceis. Portanto, o piloto da Ferrari sai em grande vantagem, apesar de nunca ter brilhado correndo em casa.
Entre 2017 (quando ainda estava na Fórmula 2) e 2021, Leclerc teve que abandonar as provas em Mônaco devido a problemas técnicos ou acidentes. No ano passado, terminou num decepcionante sexto lugar, enquanto em 2022, quando largou na pole, ficou fora do pódio.
Para a Red Bull, líder do campeonato de construtores, a corrida será complicada. Além de ter Verstappen apenas na terceira fila, o mexicano Sergio Pérez fez seu pior treino de classificação desde o início da temporada e vai largar em 18º.
"Não conseguimos ficar confortáveis o suficiente e alguns décimos transformaram nossas vidas no grid, não conseguimos tirar o máximo do carro. No ritmo de corrida estamos bem, mas não dá para fazer nada nessa posição, o fim de semana está completamente perdido", reconheceu Pérez.
Grid de largada do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1