
Norris terminou em segundo e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) completou o pódio. O quarto lugar ficou com Oscar Piastri (McLaren) e o quinto com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari).
Verstappen conquistou um novo triunfo controlando seus rivais, especialmente Norris, a quem conteve na largada e na parte final da corrida.
"Com mais umas duas voltas eu poderia ter ultrapassado o Max. Difícil, foi uma pena, lutei até a última volta. Mas podemos dizer que estamos no mesmo nível da Red Bull e da Ferrari, lutando para ficar em segundo ou primeiro", disse Norris após o GP.
Verstappen, que largou da pole position, reconheceu que o seu concorrente britânico o levou ao máximo: "Tive que forçar muito para ter essa diferença no início. Estávamos muito fortes no meio, mas nas últimas dez voltas fiquei sem aderência".
O horizonte parecia completamente aberto para 'Mad Max' no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, mas o atual tricampeão mundial suou muito para alcançar a 59ª vitória da carreira.
Ao volante de seu poderoso Red Bull, ele cruzou a linha de chegada com menos de um segundo de vantagem sobre Norris, vencedor da última corrida, em Miami, no início de maio, com Verstappen em segundo lugar.
Leclerc se consola
Atrás da luta pela vitória estava a primeira Ferrari, de Leclerc, para consolo da torcida local. Como a maioria das equipes, a 'Scuderia' adicionou uma série de melhorias aos seus SF-24 neste fim de semana, cultivando esperanças de vitória em casa. "Pelo menos é um pódio! Mas não fico feliz quando não ganho. Hoje não conseguimos", disse Leclerc.
Seu companheiro Sainz, que deixará a equipe no final da temporada, não gostou das mudanças no carro: "No geral é muito difícil de pilotar. Algo que precisamos investigar". Atrás vieram as duas Mercedes, com o britânico Lewis Hamilton em sexto e seu compatriota George Russell em sétimo.
No Mundial, Verstappen tem agora 48 pontos de vantagem sobre o novo segundo colocado, Leclerc, que supera o outro piloto da Red Bull, Sergio Pérez, que pouco apareceu em Ímola, terminando apenas em oitavo.