Esportes DP

BRASIL

Fórmula 1 volta a ter um brasileiro desde 2017, Gabriel Bortoleto é anunciado pela Sauber

Brasileiro foi anunciado pela equipe suíça para fazer dupla com Nico Hulkenberg

postado em 06/11/2024 10:36 / atualizado em 06/11/2024 10:38

Por Lucas Valle:

<i>(Foto: James Gasperotti)</i>
Após sete anos, Brasil volta à Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado pela Sauber para a temporada de 2025. Atual líder da Fórmula 2 e campeão da Fórmula 3, Gabriel traz de volta a bandeira verde e amarela para a categoria, após a aposentadoria de Felipe Massa em 2017.

O paulista assumirá a vaga do finlandês Valtteri Bottas, ao lado de Nico Hulkenberg, que deixa a Haas para assinar com a Sauber em 2025. A empresa suíça se tornará Audi em 2026. Os dois pilotos recém-chegados assumem a vaga dos titulares da equipe suíça no ano de 2024, Bottas e Guanyu Zhou.

 

Atual campeão da F3 e líder da F2 faltando três provas para o fim da temporada. Gabriel Bortoleto começou sua carreira com passagens no Kart, Stock Car e campeonatos regionais internacionais. O paulista, é assessorado pelo bicampeão Fernando Alonso, começou a pilotar carros de fórmula apenas em 2020. Atualmente, o piloto está na Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar para a F1 nomes como Lewis Hamilton, Oscar Piastri e Lando Norris.

A McLaren fez um post nas redes sociais para Bortoleto e liberando o brasileiro de suas obrigações com o time britânico. 

 

“Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira.”

Gabriel se torna o 32° brasileiro a correr pela categoria e o primeiro na F1 desde Felipe Massa em 2017 em tempo integral. Ele também é o primeiro a competir desde as duas corridas de Pietro Fittipaldi pela Haas no final da temporada 2020, substituindo Romain Grosjean, que sofreu um grave acidente.

 

Tags: gabriel bortoleto brasileiro anunciado sauber fórmula 1 felipe massa