Esportes DP

E-SPORTS

No Dia do Gamer, presidente da CBGE projeta o Brasil nas Olimpíadas de Esports: 'Deixamos de ser um joguinho há muito tempo"

Dia 29 de agosto é o "Dia do Gamer"

postado em 29/08/2024 17:08 / atualizado em 29/08/2024 17:50

<i>(Foto: ARQUIVO PESSOAL)</i>

O 29 de agosto passou a ter mais significado para milhões de brasileiros, com a criação do "Dia do Gamer". O momento dos jogos eletrônicos no País não poderia ser melhor, já que o COI aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, que acontecerão no ano que vem.

Nesta data especial, o Diario de Pernambuco conversou com Leonardo Fontes, presidente da Confederação Brasileira de Games e E-Sports. Ele fez algumas projeções sobre a participação brasileira na disputa.

"É um ano olímpico. Com essa aprovação na Assembleia Geral do COI, em Paris, as Olimpíadas de Esports vão chegar movimentando ainda mais o nosso cenário, trazendo muito mais reconhecimento e força.", comentou o gestor.

O cenário de eSports vem conquistando cada vez mais popularidade no Brasil nos últimos anos, mas isso já não é mais segredo para ninguém. Segundo o Pesquisa Game Brasil 2024, mais de 75% dos brasileiros consideram os jogos eletrônicos como uma modalidade esportiva legítima. 

Alguns acontecimentos ao longo dos anos, como a acessibilidade a internet, o investimento no mercado de games brasileiros e a presença de eventos internacionais no país influenciaram a popularização do e-sports entre os brasileiros. O país é o quinto maior mercado de games do mundo, de acordo com a Newzoo, empresa global especializada em dados de jogos eletrônicos. 

"Estamos tirando muitos tabus da frente. As modalidades eletrônicas já deixaram de ser um joguinho a muito tempo e passou a ser um esporte olímpico", complementa Leo Fontes.