Esportes DP

SELEÇÃO FEMININA

Atletas da Seleção Brasileira Feminina visitam Centro do Desenvolvimento de Futebol Feminino de Pernambuco

Tamires, Byanca Brasil e o técnico Arthur Elias estiveram no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont para conhecer jovens atletas que participam do projeto

postado em 31/05/2024 08:31 / atualizado em 31/05/2024 09:04

<i>(Foto: Livia Villas Boas/CBF)</i>

As jogadoras Tamires e Byanca Brasil, acompanhadas pelo técnico Arthur Elias, visitaram o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) de Pernambuco, localizado no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. O projeto, que também realiza atividades na Arena de Pernambuco, recebeu a ilustre visita das atletas na manhã desta quinta-feira (30). A Seleção está em Pernambuco para um amistoso contra a Jamaica, marcado para este sábado, 1º de junho, na Arena.

No encontro, estavam presentes a secretária da Mulher, Mariana Melo, e o secretário executivo de Esportes do Estado, Luciano Leonidio. Durante a visita, as craques da seleção proporcionaram momentos emocionantes às jovens aspirantes do futebol profissional. Num encontro repleto de emoção, as atletas compartilharam suas trajetórias, destacando valores como superação e persistência no sonho de se tornar uma jogadora profissional.
 
Ryanna Sophia, de 10 anos, expressou sua emoção após o encontro: "Eu achei que seria apenas para tirar umas fotos. Mas, enquanto caminhava até lá, eu pensei: 'Será que alguém da seleção vai tá lá? Será que Tamires?' Quando entrei, vi que ela estava lá. Achei que ainda estava sonhando. Elas são muito simpáticas. Já eram uma inspiração, e agora serão ainda mais. Não sei nem o que falar."
 
Outra participante, a goleira Alice Góes, de 9 anos, viveu seu próprio sonho: "Não consigo acreditar. Eu amei muito. Sempre foi meu sonho conhecê-las. Desde pequena, amo futebol, mas os meninos não me deixavam jogar porque achavam que eu era muito ruim. Mas, ao ver elas jogando, me inspirei. Hoje, sou goleira e admiro muito a Letícia, goleira da seleção. Estou muito feliz, de verdade. Ainda não consigo acreditar.", disse emocionada.
 

Após o encontro, as participantes calçaram as chuteiras e foram ao campo fazer o que mais amam: jogar futebol e dessa vez ao lado de suas grandes ídolas. Entre momentos de descontração, as meninas puderam jogar bola com Tamires e Byanca, eternizando o momento que certamente ficará marcado em suas memórias e corações.

Byanca Brasil, que teve passagem pelo futebol pernambucano no Vitória das Tabocas, em 2014, celebrou a iniciativa do projeto exclusivo para meninas e mulheres: "Nós também começamos jogando com os homens, assim como muitas relataram ter feito aqui. Saber que agora estão treinando exclusivamente entre meninas é muito importante. É gratificante para nós, que abrimos caminho para isso acontecer. O futuro delas está bem encaminhado".

O CDFF foi inaugurado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pela governadora Raquel Lyra. Realizado no campo do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont duas vezes por semana, o projeto também oferece treinamentos na Arena de Pernambuco. Com 140 participantes de todas as idades, o CDFF proporciona às meninas e mulheres a oportunidade de praticar e desenvolver a modalidade que amam exclusivamente entre atletas femininas.

Luciano Leonidio, secretário executivo de Esportes do Estado, celebrou a grande adesão ao projeto: "Lançamos o primeiro núcleo aqui no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e na Arena de Pernambuco, contemplando não apenas a Região Metropolitana do Recife, muitas meninas vêm do interior também. Tem gente de Timbaúba, Gravatá, Carpina. As inscrições foram um sucesso, em uma tarde tivemos mais de 100 inscrições. Foi uma adesão rápida. É gratificante ver meninas da Região Metropolitana e de municípios mais distantes encontrando no futebol feminino uma grande oportunidade."

O técnico da Seleção Feminina, Arthur Elias, parabenizou o Governo do Estado e os profissionais responsáveis pelo projeto, destacando a importância de iniciativas que promovem o desenvolvimento e oferecem oportunidades exclusivas às mulheres na prática esportiva.
 

"É um projeto muito bonito, que emocionou a todos. O futebol é feito de emoção e dedicação, e essas meninas demonstram isso ao virem de longe. Parabenizo as professoras por essa missão desafiadora de acompanhar a trajetória dessas meninas e contribuir para formar não só jogadoras, mas também mulheres. Espero que em breve tenhamos pernambucanas na seleção principal. Para o Governo de Pernambuco, será uma missão cumprida. Que elas continuem se divertindo jogando futebol." disse o técnico da seleção. 

Para as participantes do projeto, esta manhã foi um motivo a mais para sonhar. O encontro com as craques da seleção brasileira as fez acreditar que, assim como o sonho de conhecê-las se realizou, o sonho de um dia se tornar uma jogadora profissional e defender as cores verde e amarela também pode se tornar realidade

Tags: futebol feminino seleção brasileira feminina tamires byanca brasil arthur elias projeto centro do desenvolvimento recife visita