Esportes DP

SÉRIE A2

Personagens midiáticos, formato inédito e promessa de alta competitividade: a 'maior' Série A2 da história começa neste sábado

Nomes como Carlinhos Bala, Flávio Caça Rato e Dadá Boladão desfilarão com a bola nos pés nos gramados da Segundona do Pernambucano

postado em 03/09/2021 21:01 / atualizado em 04/09/2021 13:19

<i>(Foto: Divulgação)</i>
Tradição, figuras midiáticas e promessa de grandes disputas dentro de campo: características que se encaixam no perfil dos maiores torneios futebolísticos do mundo, porém são atributos da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Com 14 clubes, a ‘maior’ Segundona da história começa neste sábado (4), que terá, simultaneamente, três aguardados embates pelos gramados de Pernambuco.

Em um formato inédito, a competição é dividida em duas conferências: no grupo A, clubes localizados a, no máximo, 90 quilômetros da capital (América, Atlético, Cabense, Centro Limoeirense, Ferroviário, Íbis e Ipojuca); no B, equipes espalhadas nos 98.312 km² de Pernambuco (1º de Maio, Barreiros, Caruaru City, Pesqueira, Petrolina, Serrano e Ypiranga). 

Com turno único, avançam os quatro melhores times de cada chave. Na segunda fase, dois grupos, também com somente um turno, definem o quadrangular final, que determinará, além do campeão, os dois clubes promovidos à Série A1 2022.  

Da Região Metropolitana do Recife ao Sertão do estado, agremiações tradicionais e centenárias como o América se contrastam na disputa pelo acesso à divisão de elite com o debute de clubes como o Caruaru City. Fundado em 2015, o time caruaruense estreia, hoje, às 15h, diante do Pesqueira. Com a promessa de ‘jogar bonito’ e elevar o patamar do futebol do Agreste, o clube com nome estrangeiro mandará suas partidas no estádio Antônio Inácio - que foi reformado para receber os confrontos da A2.

<i>(Foto: Reprodução/Insta)</i>
Em entrevista à reportagem do Esportes DP, o treinador do ‘caçula’ do torneio, Thyago Marcolino, contou que o City entrará no páreo para conquistar o acesso à A1.

“O que conversamos sempre com o elenco é que temos que ser competitivos em todas as situações. Não vamos abrir mão da nossa organização e muito menos da competitividade. O jogar mal ou bem é inerente à profissão dos atletas e à nossa enquanto treinadores. Mas a coragem, a dedicação, a entrega e o comprometimento não podem faltar”. 

“E tudo isso podemos colocar numa palavra só que é a competitividade. Nossa equipe tem que ser competitiva do início ao fim do jogo. Temos claro os nossos objetivos, que são passar para a segunda fase e, depois, ao quadrangular final. Assim, disputaremos a vaga à Série A1 2022”, disse Marcolino.

Se a premissa do Caruaru City é revelar jovens jogadores, a do Ferroviário do Cabo, por outro lado, é apostar em figuras carimbadas do imaginário pernambucano. Entre elas, o pitoresco ídolo do Santa Cruz, Flávio Caça Rato, e o cantor de brega-funk Dadá Boladão.

“Caça Rato é um atleta que o torcedor pernambucano e até do Brasil conhece. Foi ídolo do Santa Cruz e já trabalhou comigo na Cabense. Estamos dando uma oportunidade para ele porque sabemos que é um atleta que pode render bastante no futebol. Já Dadá é um atleta que pediu para ser observado e, dentro dessa observação, se incluiu no nosso trabalho. Sabemos que ele tem a vida artística, mas está tendo agora a chance de jogar no futebol profissional”, contou ao Diario Alexandre Lima, comandante do Ferrim.

FIM DE SEMANA MOVIMENTADO

<i>(Foto: Reprodução/Instagram)</i>
Às 15h deste sábado, outros dois jogos movimentam o primeiro dia da Série A2 do Campeonato Pernambucano. No estádio Paulo Petribu, em Carpina, o Atlético-PE recebe o Ipojuca. A 54 quilômetros da ‘capital da Mata Norte’, no Cabo de Santo Agostinho, o caricato Íbis, que ostenta o maior patrocínio de sua história (foto), visita a Cabense no estádio Gileno de Carli. 

No domingo (5), algumas das principais estrelas do certame entram em campo. Às 15h, no mesmo estádio Gileno de Carli, o Ferroviário, de Flávio Caça Rato e do cantor Dadá Boladão, recebe o Centro Limoeirense. Simultaneamente, Petrolina e 1º de Maio protagonizam, no Paulo Coelho, o primeiro ‘clássico’ do torneio. Na terça-feira(7), Serrano e Ypiranga fecham a primeira rodada no estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira.

O tradicional América e o Barreiros de Carlinhos Bala, que ‘folgam’ na data inicial, entram no páreo da competição apenas na segunda rodada, marcada para o próximo final de semana. Todos os jogos terão transmissão ao vivo e gratuita da TV FPF no YouTube.

ESTÁDIOS DA A2
 
<i>(Foto: Júlio Jacobina/DP Foto)</i>
Entre as 11 praças esportivas que sediarão a Série A2 do Campeonato Pernambucano, alguns estádios costumam receber jogos de divisões superiores, como Ademir Cunha e Vianão. Outros, por outro lado, estão há meses sem partidas da divisão de elite do futebol estadual. Como é o caso do estádio Antônio Inácio de Souza, popularmente conhecido como Vera Cruz, que recebeu dois jogos válidos pela Série A1 de 2020. 

Das sedes, apenas três recebem mais de um clube. Na Capital das Frutas, o estádio Paulo Coelho será palco de embates de Petrolina e 1º de Maio. No Cabo de Santo Agostinho, o Gileno de Carli terá como mandantes Cabense e Ferroviário. Em Paulista, Região Metropolitana do Recife, o mítico Ademir Cunha sediará jogos da dupla Íbis e América.

(Confira, em imagens, as 11 sedes da Série A2 do Campeonato Pernambucano)

ESTÁDIOS DA SÉRIE A2

ADEMIR CUNHA - Ibis e América

Localização: Paulista (a 30 km do Recife)
Capacidade: 12.000 pessoas
Mandantes: América e Íbis

ANTÔNIO DOURADO (Douradão) - Ipojuca

Localização: Ipojuca (a 51 km do Recife)
Capacidade: 3.000 pessoas
Mandante: Ipojuca

ANTÔNIO INÁCIO  - Caruaru City

Localização: Caruaru (a 136 km do Recife)
Capacidade: 6.000 pessoas
Mandante: Caruaru City

GILENO DE CARLI - Cabense e Ferroviário

Localização: Cabo de Santo Agostinho (a 34 km do Recife)
Capacidade: 5.500 pessoas
Mandantes: Cabense e Ferroviário

JOAQUIM DE BRITO - Pesqueira

Localização: Pesqueira (a 215 km do Recife)
Capacidade: 6.000 pessoas
Mandante: Pesqueira

JOSÉ VAREDA - Centro Limoeirense

Localização: Limoeiro (a 77 km do Recife)
Capacidade: 5.000 pessoas
Mandante: Centro Limoeirense

LIMEIRÃO - Ypiranga

Localização: Santa cruz do Capibaribe (a 185 km do Recife)
Capacidade: 5.000 pessoas
Mandante: Ypiranga

LUIZ DE BRITO B. MELO - Barreiros

Localização: Barreiros (a 110 km do Recife)
Capacidade: 1.500 pessoas
Mandante: Barreiros

PAULO COELHO - Petrolina e 1º de Maio

Localização: Petrolina (a 712 km do Recife)
Capacidade: 5.000 pessoas
Mandante: Petrolina e 1º de Maio

PAULO PETRIBU - Atlético-PE

Localização: Carpina (a 60 km do Recife)
Capacidade: 5.000 pessoas
Mandante: Atlético-PE

VIANÃO - Serrano

Localização: Afogados da Ingazeira (a 305 km do Recife)
Capacidade: 1.735 pessoas
Mandante: Serrano

Tags: atletico pe centro limoeirense caruaru city 1 de maio serie a2 ipojuca barreiros pesqueira ypiranga serrano ferroviario ibis america petrolina cabense pernambucano