Esportes DP

PERNAMBUCANO A2

Central, Porto e Petrolina e Maguary avançam às semis da A2 e garantem acesso à elite do Pernambucano

Caruaru terá três times na Série A1 do Estadual em 2023

postado em 13/11/2022 17:23 / atualizado em 13/11/2022 17:43

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
A Séria A2 do Campeonato Pernambucano teve suas semifinais confirmadas neste domingo (13). Após quatro partidas pela última rodada da 3ª fase da competição, quatro equipes seguem na luta pelo título e já garantiram o acesso para a elite de Pernambuco e vão disputar a Série A1 em 2023. Porto, Central, Petrolina e Maguary se classificaram em seus grupos e voltam aos gramados para lutar por uma vaga na grande final. 

O Central garantiu o seu acesso com muito drama. Em um Lacerdão lotado, a Patativa venceu o Vitória por 1 a 0 com gol de Caixito. O atacante entrou já na segunda etapa e abriu o placar para o time de Caruaru aos 36 minutos da etapa final. Com o resultado, o time retorna ao Série A1 do Campeonato Pernambucano após ter sido rebaixado em 2021. Agora, terá pela frente o Petrolina na semifinal. 

Outro time garantido na elite de 2023 é o Porto. O Tricolor do Agreste foi até o Ademir Cunha e venceu o Vera Cruz por 2 a 0. Daniel, autor dos dois gols, foi o grande herói da classificação. Desde 2016 longe da Série A1, o Gavião retorna após seis temporadas longe. Com isso, a cidade de Caruaru terá três representantes no Campeonato Pernambucano, que já tinha o Caruaru City garantido. 

E o Campeonato Pernambucano de 2023 também terá um estreante. O Maguary goleou o Ferroviário do Cabo por 4 a 0 e garantiu seu acesso. Primeiro campeão da história da Série A2, o clube de Bonito segue na disputa pelo bicampeonato, mas já pode comemorar sua vaga na elite. Mayco Felix e Luan Henrique, ambos com dois gols, marcaram os gols da vitória.  

Ainda aguardando um julgamento, que acontece na próxima quarta-feira (16), por conta de uma possível escalação irregular, o Petrolina fez a parte dele dentro de campo e venceu o Belo Jardim por 3 a 1. Com o resultado, a Fera Sertaneja assumiu a 1ª colocação do Grupo J. Caso ocorra a punição, o clube perderia o ponto conquistado diante do Maguary, em partida válida pela 1ª rodada da 3ª fase e não subiria de divisão. 

Caso a punição seja confirmada, o Belo Jardim, atualmente na 3ª colocação, herdaria a vaga na elite do Estadual em 2023. Ainda sem datas confirmadas pela Federação Pernambucana de Futebol, as semifinais serão disputadas em jogo único com mando dos times de melhor campanha na primeira fase. Com isso, o Petrolina, caso não seja punido, visitará o Central no Lacerdão. Do outro lado, o Maguary receberá o Porto no estádio Arthur Tavares.  


Tags: Série A2 Campeonato Pernambuco acesso 2023 elite central porto petrolina maguary pernambucano estadual