Esportes DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Confira apelidos inusitados no Campeonato Pernambucano: 'Baratinha, Bomba e Tagarela'

Cada vez mais escasso, Estadual mantém a tradição dos apelidos

postado em 19/12/2022 09:00 / atualizado em 19/12/2022 09:01

<i>(Foto: Divulgação)</i>
O futebol brasileiro não é lembrado apenas pela qualidade nas quatro linhas, mas também é reconhecido pelos apelidos no mundo do futebol. Nos últimos tempos, vem se tornando normal ver as alcunhas sendo substituídas pelos nomes compostos. Porém, com a chegada dos campeonatos estaduais, principalmente no Pernambucano, a tradição continua respirando. Apelidos folclóricos como Caça-Rato, Magrão, Bala, Kuki e Grafite, são marcas bem humoradas que trazem processo de identificação com os torcedores.

Nos últimos anos, tornou-se comum jogadores sendo “orientados” por empresários e familiares para deixarem os apelidos com o qual iniciaram suas carreiras esportivas. Dessa forma, o 'futebol raíz' perdeu terreno na era da profissionalização. Em vista disso, para os empresários do ramo esportivo, os cognome são vistos como uma faca de dois gumes - a parte boa é que o apelido é mais fácil de cair nas graças dos torcedores, porém, na fase ruim o jogador pode virar alvo por ter pseudónimo que chama atenção.

Neste início de preparação para o Pernambucano, com a reformulação que vem ocorrendo no Náutico, o clube optou por uma especie de 'solução caseira'. Com a promoção de vários jogadores oriundos da base, aparecem atletas com apelidos como: Tagarela (Atacante), Café (Lateral) e Matheus Cocão(Volante) que atuou no final do Brasileiro da Série B. Pelo lado do Santa Cruz, o processo não é diferente, seja com Ben 10 (Atacante) recém chegado no profissional, seja com o experiente Jefferson Feijão (Lateral). Quando o assunto é Sport, o apelido mais famoso é o de Luciano Juba (Meia/Ponta), protagonista na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, Juba foi apelidado pela mãe quando era chamado de "Jujuba" durante a infância.

Confira a lista completa de apelidos:

Afogados: Baratinha/ João Henrique Silva
Santa Cruz: Ben 10/ Gabriel Cardoso Brito
Náutico: Café/ Gustavo Henrique Ribeiro de Moraes
Central: Douglas Bomba/ Douglas Francisco Lima de Souza
Santa Cruz: Jefferson Feijão/ Jefferson da Silva Luciano
Sport: Luciano Juba/ Luciano Batista da Silva Junior
Náutico: Mateus Cocão/ Mateus Carvalho dos Santos
Salgueiro: Palominha/ Raul de Oliveira Romualdo
Retrô: Ratinho/ Jurani Francisco Ferreira
Náutico: Tagarela/ Richarles Ferreira Baldez
Maguary: Wadson Chapa/ Wadson Santana da Silva

Tags: campeonato pernambucano apelidos inusitados jogadores baratinha bomba tagarela