Fênix de Camaragibe se impõe e garante vaga na final do Estadual (Foto: Retrô/Divulgação)
Em busca do título inédito. Neste sábado, o Retrô venceu o Salgueiro por 3 a 1, na Arena Pernambucano, e garantiu vaga na decisão da competição estadual. Os gols da partida foram marcados por Radsley, Luisinho e Matheus Serafim para os azulinos, e Anderson Recife descontou para a equipe sertaneja. Dessa forma, com apenas sete anos de fundação, a Fênix de Camaragibe segue fazendo história no futebol local e pelo segundo ano consecutivo irá disputar a final do Campeonato Pernambucano. No ano passado, foi vice-campeão após perder para o Náutico.
A final do Campeonato Pernambucano ainda não tem data e local definidos. A decisão reunirá a Fênix e o Leão, os dois melhores times da primeira fase. De um lado, o jovem time de Camaragibe buscando seu título inédito, do outro, o maior campeão do Estado sonhando com sua 43º conquista.
O JOGO
Para ir à decisão, o Retrô teve que insistir. Em busca do resultado positivo, a Fênix de Camaragibe fez valer o mando de campo e começou melhor, controlando a posse de bola e ameaçando - primeiro, com Gustavo Ermel em finalização livre, depois, com Gilva em cabeçada. De tanto tentar, aos 20 minutos, num bate e rebate, a bola sobrou para Radsley, que finalizou com força, sem chances para Everton.
A resposta sertaneja não demorou, no lance seguinte, Gabriel Fonseca foi derrubado por João Victor na área, o árbitro Gilberto Castro Junior marcou a penalidade. O centroavante Odilávio assumiu a responsabilidade e bateu no canto, mas Jean defendeu a cobrança. Na disputa pelo rebote, Odilávio chutou, a bola desviou no braço de Guilherme Paraíba, o juiz marcou novamente a penalidade. No primeiro momento, o defensor do Retro foi expulso, porém com o auxílio do VAR, o árbitro deu apenas cartão amarelo. E aos 29 minutos, Anderson Recife pegou a bola e deslocou o goleiro Jean, empatando a partida na Arena Pernambuco.
No segundo tempo, o Retrô manteve-se firme no ataque, demonstrando o ímpeto ofensivo. O Salgueiro, por sua vez, com proposta reativa apostava num lance isolado de contra-ataque ou por jogada de bola parada. Com as mudanças do técnico Dico Woolley, a Fênix ficou cada vez mais no campo de ataque, porém diferente da primeira etapa, o time pressionou de forma desorganizada - abusando dos erros de passes e lançamentos longos. E aos 28, num lançamento de Albano, a defesa sertaneja corta, e a bola sobra para Luisinho, que acerta belo chute, estufando as redes adversárias. O Retrô se empolgou, aos 40 minutos, Guilherme Paraíba faz lançamento em profundidade, Matheus Serafim ganha na velocidade da defesa, e toca no canto de Everton, dando números finais a partida.
FICHA DO JOGO
Retrô 3
Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e João Victor; Jonas (Albano), Ratinho, William (Luisinho) Marcílio; Radsley (Alencar), Gustavo Ermel (Matheus Serafim) e Giva (Júnior Fialho). Técnico: Dico Woolley.
Salgueiro 1
Éverton; Gabriel Fonseca (Pedro Gustavo), Léo Ceará, Wesley e Anderson Recife; Hebert, Palominha (Alexandre Ferrugem), Gaspar ( e Pedro Talisca (Bartolomeu); Odilávio (Juan Kelsen) e Robinho. Técnico: Marcos Tamandaré.
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Horário: 16h30.
Árbitro: Gilberto Castro Junior.
Assistentes: Karla Renata Cavalcanti e Marcos Angelo da Silva.
Gols: Radsley, aos 19/1ºT, Luisinho aos 28/2ºT e Matheus Serafim aos 40/2ºT(RET); Anderson Recife, aos 29/1ºT (SAL)