
O Retrô perdeu sua primeira batalha na guerra até chegar à final do estadual. Após garantir a segunda colocação, o que lhe deu direito de voltar a jogar a competição apenas nas semifinais, a Fênix ficou quinze dias sem fazer um jogo oficial, preparando-se para o confronto contra o Náutico. Entretanto, a volta aos gramados não foi do jeito planejado, e o Azulão acabou saindo derrotado dos Aflitos por 1x0, tendo que reverter o resultado na Arena Pernambuco no próximo domingo (17), caso queira chegar a sua terceira final consecutiva.
Já na Copa do Brasil, o Retrô garantiu a classificação após vencer o Manauara por 2x1, em Manaus, no dia 21 de fevereiro. Com a vantagem do empate, o time de Camaragibe tomou um susto ao levar um gol ainda na primeira etapa, mas fez valer a superioridade técnica e o investimento que vem recebendo nos últimos anos e reverteu o placar, garantindo a classificação para a segunda fase da competição mais democrática do país.
Para hoje, o time do técnico Roberto Fernandes deve chegar com força máxima no Castelão e espera surpreender o Laion. A principal referência técnica e liderança do time, o experiente atacante Fernandinho, está recuperado de uma lesão e deve conduzir o ataque da Fênix. Além dele, Retrô espera uma boa atuação do artilheiro da equipe na temporada, Giva, com sete gols marcados até aqui, incluindo um na Copa do Brasil.
O FORTALEZA
O Fortaleza volta a encarar um time pernambucano após o ocorrido no dia 21 de fevereiro, onde o ônibus do clube foi atacado deixando seis atletas feridos. O elenco utilizou camisas com “marcas de sangue” no último domingo (10), como forma de protesto à falta de identificação e punição às pessoas envolvidas. Até o momento, ninguém foi indiciado, e o Sport acabou sendo punido com oito jogos de portões fechados em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.
O time cearense é o amplo favorito no confronto, e deve utilizar o fator casa como desequilíbrio a seu favor. Acostumados a jogar sempre com o Castelão lotado, o jogo de hoje não deve ser diferente. Na primeira fase da competição, o Fortaleza passou sem muitas surpresas pelo Fluminense-PI e garantiu R$ 1,47 milhão na conta. Agora, espera garantir mais R$ 1,785 milhão.
O time do técnico Juan Pablo Vojvoda deve repetir a escalação que utilizou no último domingo e vir com o elenco completo para a garantir a classificação. O time tem destaques em todos os setores, mas Yago Pikachu segue sendo uma das referências do meio-campo, enquanto Lucero é o responsável pela maioria dos gols da temporada do tricolor, que também conta com Zé Wellisson e Marinho, velhos conhecidos do futebol pernambucano.
FICHA DO JOGO
Fortaleza - Retrô - Segunda fase da Copa do Brasil 2024
FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Tomás Cardona e Bruno Pacheco; Zé Welisson, Pochettino e Yago Pikachu; Marinho, Machuca e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
RETRÔ
Paulo Ricardo; Jean Raphael, Dankler, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Alencar, Moisés Ribeiro e Radsley; Luisinho, Fernandinho e Giva. Técnico: Roberto Fernandes.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário: 21h30
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Transmissão: Amazon Prime Video