O sonho enfim se tornou realidade. Após vencer o Anápolis por 3 a 1, o Retrô se sagrou, pela primeira vez na história, campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. E o roteiro não poderia ter sido melhor: com muita festa na Arena de Pernambuco. Antes da bola rolar, a festa foi regada a chope e samba gratuito para os torcedores. No fim, os jogadores celebram em meio a euforia no campo.
Saiba mais
A reportagem do DP Esportes destrinchou números e estatística da campanha da Fênix de Camaragibe até o primeiro título de sua história.
Números da primeira fase
Foram 14 jogos na fase de grupos, a Fênix de Camaragibe somou oito vitórias, dois empates e quatro derrotas - 61% de aproveitamento. Ao todo, foram 12 gols marcados e nove sofridos.
Após início empolgante sem perder por três jogos, a equipe acabou passando por uma leve turbulência. Inclusive, o presidente da Fênix, Laércio Guerra, cogitou a possibilidade de desligamento do técnico Itamar Schülle, caso a equipe não demonstrasse poder de reação na competição. Mas, nada que atrapalhasse a predestinada caminhada até o título. O Retrô terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A4, com 26 pontos somados. Com a modesta nona melhor campanha da fase inicial.
Mata-mata
Mas, antes de pensar na taça, o Retrô teve que encarar três mata-matas para conquistar o tão sonhado acesso para a Série C do próximo ano. No mata-mata a equipe azulina teve os seguintes números: 10 jogos, quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates - marcou oito gols e sofreu sete.
Na segunda fase, o duelo foi contra uma das equipes mais tradicionais da Série D: América de Natal. Em seguida, o confronto foi diante do Manauara, equipe de melhor aproveitamento na fase inicial. O desafio final foi diante do Brasiliense, um dos clubes com maior investimento na Quarta Divisão.
Protagonista do Retrô
Um dado que chama atenção é que o Retrô disputou quatro decisões de pênaltis, - goleiro Darley defendeu oito cobranças - médias de duas defesas a cada uma decisão de penalidades. O artilheiro foi Franklin Mascote, com nove gols, seguido por Fernandinho, com quatro, e Giva, com três gols.
Primeira fase
1ª rodada - CSE 0 x 0 Retrô
2ª rodada - Retrô 1 x 0 Juazeirense - R:(Renato Henrique)
3ª rodada - Sergipe 1 x 3 Retrô - R: (Giva (2x) e Fernadinho); S:(Téssio Cajá)
4ª rodada - Retrô 1 x 2 Itabaiana - R: (Mascote); i: (Cleiton e Gustavo Schutz)
5ª rodada - Petrolina 3 x 1 Retrô - R: (Guilherme Paraíba); P: (Alemão, Kiko e Douglas)
6ª rodada - ASA 0 x 0 Retrô
7ª rodada - Retrô 3 x 1 Jacuipense - R: (Dankler, João Pedro e Luisinho); J: (Matheus Firmino)