neste sábado para o último colocado da Premier League, o Nottingham Forest, por 1 a 0, pela 12ª rodada, em que o Manchester City derrotou o Brighton (3-1) com uma nova dobradinha de Erling Haaland.
Uma vitória teria colocado o Liverpool provisoriamente em quinto lugar no campeonato, a um ponto das eliminatórias da Liga dos Campeões, mas o time continua na sétima posição, com 16 pontos, enquanto o Nottingham Forest (9 pontos) cede a lanterna ao Leicester.
Sem poder contar com Thiago Alcântara, doente, e Darwin Núñez, Diogo Jota e Luis Díaz, lesionados, o Liverpool precisou improvisar e isso sem dúvida explica suas dificuldades.
"Chegamos com consistência, mas tivemos seis jogos com um elenco limitado, que também teve que enfrentar três jogos intensos. As coisas vieram assim e não podemos mudá-las, mas precisamos lutar contra essas circunstâncias", disse Jurgen, técnico do Liverpool, depois do jogo.
O Nottingham, que mudou quase completamente seu elenco na pré-temporada após seu acesso para a Premier League, levou tempo para encontrar coesão, mas sua determinação e disciplina foram suficientes para surpreender seu adversário.
Faltou algo mais no ataque do Liverpool, que se mostrou lento nas conexões e pouco preciso no último ou no penúltimo passe.
Uma cabeçada de Virgil van Dijk na segunda trave acabou não gerando perigo de gol e nem encontrou Roberto Firmino, que estava sozinho na área (38). Em outro lance, Mohamed Salah tentou de primeira quando parecia ter espaço e tempo para controlar e finalizar (53).
Após chances de Cheikhou Kouyaté (19) e Jesse Lingard (31) no primeiro tempo, foi o nigeriano Taiwo Awoiyi quem abriu o placar no início do segundo tempo (55), após cobrar uma falta mal defendida pelos Reds.
Awoniyi passou seis anos como jogador do Liverpool sem disputar nenhum jogo, emendando períodos de empréstimo em clubes alemães, belgas e holandeses.