Em jogos de gols, Gana vence Coreia e segue viva no Grupo H (Foto: JUNG Yeon-je / AFP
)
Coreia do Sul e Gana se enfrentaram nesta segunda-feira (28) e abriram a segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo em um jogaço que terminou em 3 a 2 para os ganenses. O jogo valia muito para ambas equipes, que precisavam pontuar para seguirem vivas na competição. A partida começou com forte pressão dos coreanos, mas sem muita eficiência e logo os ganenses começaram a brilhar. Com um gol de Salisu e dois de Kudus, Gana garantiu a vitória sobre a Coreia, que descontou com dois gols de Cho.
Gana volta a campo na próxima sexta-feira (02/12), às 12h, em partida contra Uruguai jogará pela tão sonhada classificação. Já a Coreia do Sul enfrentará Portugal, no mesmo dia e horário, e tentará executar a difícil tarefa de vencer os portugueses para seguir viva na Copa do Mundo.
O jogo
A partida começou com pressão da Coreia do Sul. Os ganenses, muito cautelosos na partida, tentavam sair com a bola no meio de campo, mas sofriam com a linha alta dos coreanos. Aos 11 minutos, os coreanos já tinham cinco escanteios na partida, mas não conseguiram ser eficientes em nenhum deles e o placar seguiu no zero.
Com o tempo, essa falta de eficiência fez com que os Tigres Asiáticos sofressem as consequências. Aos 23 minutos, Gana alçou uma bola na área e, após bate e rebate, sobrou para o zagueiro Salisu empurrar para dentro do gol e abrir o placar para Gana.
A pressão de Gana não parou por aí. Aos 34 minutos, em jogada parecida, Jordan Ayew levantou mais uma bola na área e dessa vez o jovem Kudus, de 22 anos, acertou uma linda cabeçada para castigar os coreanos mais uma vez e marcar o segundo gol da partida para as Estrelas Negras. Após isso, a Coreia do Sul tentou se organizar na partida, mas não conseguiu levar perigo e o primeiro tempo terminou com dois gols de vantagem para Gana.
Se durante o primeiro tempo a Coreia do Sul não foi eficiente, na segunda etapa a história foi completamente diferente. Já aos 12 minutos, o centro-avante coreano Cho mudou os rumos da partida, aproveitou belo cruzamento na entrada da área e descontou para a Coreia. Três minutos depois, a pressão coreana persistiu e, com mais um cruzamento na medida que encontrou novamente a cabeça do artilheiro Cho, que subiu mais que todos os zagueiros, os Tigres Asiáticos empataram a partida.
Pouco tempo depois, as Estrelas Negras conseguiram renascer na partida e, aos 23 minutos, viraram o jogo. Após cruzamento que passou por toda a área, Kudus apareceu para tirar do goleiro e fazer mais um gol e colocar Gana à frente do placar novamente. Os coreanos seguiram pressionando após isso, mas pararam no goleiro Zigi, que fez grande atuação. Sendo assim, a vitória ficou com os ganenses, que seguem vivos na Copa do Mundo e lutam por uma vaga na próxima fase. Já os coreanos precisam de uma vitória na próxima rodada, contra Portugal, para poderem sonhar com a classificação para as oitavas de final.
FICHA DA PARTIDA:
Coreia do Sul 2
Seunggyu; Jinsu, Minjae (Kwon), Moonhwan e Younggwon; Wooyoung (Uijo) e Inbeom; Son, Kwon (Lee) e Wooyeong (Sangho); Cho
Técnico: Paulo Bento
Gana 3
Zigi; Lamptey (Odoi), Salisu, Mensah (Rahman) e Amartey; Patey, Kudus (Djiku) e Samed; Ayew (Kyereh), J, Ayew (Sulemana) e Williams
Técnico: Otto Addo
Local: Estádio Cidade da Educação
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Assistentes: Gary Beswick, Adam Nunn e Kevin Ortega
Cartões amarelos: Amartey e Lamptey (Gana) | Wooyoung (Coreia do Sul)
Cartões vermelhos: Paulo Bento (téc. Coreia do Sul)
Gols: Cho (duas vezes) (Coreia do Sul) | Salisu e Kudus (duas vezes) (Gana)