Esportes DP

FUTEBOL INTERNACIONAL

Fora da convocação, Joelinton foi observado por Tite e recebeu mensagem de apoio do Newcastle

Ex-Sport, o jogador tem sido um dos destaques do time inglês na Premier League

postado em 08/11/2022 10:17

<i>(Foto: Lindsey Parnaby/AFP)</i>
A ausência de Joelinton na lista de convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar não foi uma surpresa. O ex-jogador do Sport não apareceu em nenhuma convocação do técnico Tite no ciclo preparatório para o Mundial de 2022. Porém, o atleta do Newcastle chegou a ser observado ao vivo pelo treinador poucas semanas antes da divulgação dos 26 nomes que vão tentar buscar o hexa para o Brasil.

Tite esteve presente no estádio St. James’ Park para assistir a partida entre Newcastle e Aston Villa. Ao todo, quatro brasileiros estiveram em campo. Além de Joelinton, que marcou um dos gols da goleada de 4 a 0 do time da casa, participaram da partida, Bruno Guimarães, Douglas Luiz e Phillipe Coutinho. O pernambucano tem sido bastante elogiado pela torcida e imprensa inglesa pelo seu desempenho nas últimas temporadas. 

Contratado em 2019 pelo time inglês, Joelinton chegou com muita expectativa e o peso de ser o jogador mais caro da história do Newcastle até o momento. A equipe desembolsou 44 milhões de euros para tirar o atleta do Hoffenheim da Alemanha. O valor foi muito superior ao que o clube alemão pagou ao Sport em 2015, cerca de 2 milhões de euros. Apresentado como camisa 9 e esperança de gols, o pernambucano não teve um começo fácil na Premier League. 

Porém, tudo mudou com a chegada do técnico Eddie Howe. O novo comandante alterou a função de Joelinton no gramado, passando a utilizá-lo mais recuado no meio de campo. Atuando muitas vezes como volante, o jogador se firmou no time titular e se tornou um dos mais queridos da torcida. No momento, o Newscatle ocupa a 3ª colocação na Premier League e luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Após a divulgação da lista de convocados, o clube postou uma mensagem de apoio ao atleta, dizendo que “a hora dele vai chegar”.