Vitória japonesa garantiu feito histórica na história das Copas (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
A Copa do Mundo do Catar será a primeira da história que terá representantes de todas as confederações continentais nas oitavas de final. Conmebol, Concacaf, UEFA, CAF, AFC e OFC terão pelo menos uma seleção cada no mata-mata desta edição do Mundial. O feito foi confirmado após a grande classificação do Japão nesta quinta-feira (1). Os japoneses derrotaram a Espanha por 2 a 1 e garantiram o primeiro lugar no grupo E.
A Confederação de Futebol da Oceania (OFC), que só teve uma seleção nas oitavas em 2006, quando a Austrália se classificou, terá novamente os australianos como seu representante. E a vaga também veio de forma surpreendente, com uma vitória por 1 a 0 diante da Dinamarca na última quarta-feira (30). Vale lembrar que a seleção australiana disputa as eliminatórias para a Copa do Mundo pela Ásia.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) já tem Senegal e Marrocos como representantes garantidos nas oitavas de final. Nesta sexta-feira (2) mais duas seleções da África podem conseguir vaga. Gana pode até empatar contra o Uruguai para conseguir a vaga no Grupo H. Camarões também segue viva, mas tem situação bem mais complicada, tendo que vencer o Brasil e torcer contra a Suíça.
A Confederação Asiática de Futebol (AFC) tem até o momento o Japão como seu representante. Uma das grandes surpresas da Copa do Mundo, os japoneses conquistaram vitórias históricas contra Alemanha e Espanha e se garantiram em primeiro lugar da dificílima chave. A Coreia do Sul também segue com chances, mas precisa vencer Portugal e torcer contra a seleção de Gana.
A Concacaf, que abrange países da América do Norte e Central, terá os Estados Unidos como seu único representante. Os norte-americanos conseguiram a segunda colocação no Grupo B após vencerem o Irã. UEFA e Conmebol, as duas principais confederações do Futebol, tem até o momento nove seleções garantidas, sendo sete da Europa (Holanda, Croácia, Inglaterra, França, Polônia, Espanha e Portugal) e duas da América do Sul (Brasil e Argentina). Com apenas duas vagas restantes, seis equipes ainda lutam para seguirem vivas na Copa do Mundo (Suíça, Sérvia, Camarões, Coreia do Sul, Uruguai e Gana). Tudo será definido nesta sexta-feira (2), com a última rodada dos Grupos G e H.