Esportes DP

COPA DO MUNDO

Copa do Mundo terá representantes de todas as confederações continentais nas oitavas de final pela primeira vez

Classificação do Japão sacramentou momento histórico em Mundiais

postado em 01/12/2022 19:35

<i>(Foto: Giuseppe Cacace/AFP)</i>
A Copa do Mundo do Catar será a primeira da história que terá representantes de todas as confederações continentais nas oitavas de final. Conmebol, Concacaf, UEFA, CAF, AFC e OFC terão pelo menos uma seleção cada no mata-mata desta edição do Mundial. O feito foi confirmado após a grande classificação do Japão nesta quinta-feira (1). Os japoneses derrotaram a Espanha por 2 a 1 e garantiram o primeiro lugar no grupo E. 

A Confederação de Futebol da Oceania (OFC), que só teve uma seleção nas oitavas em 2006, quando a Austrália se classificou, terá novamente os australianos como seu representante. E a vaga também veio de forma surpreendente, com uma vitória por 1 a 0 diante da Dinamarca na última quarta-feira (30). Vale lembrar que a seleção australiana disputa as eliminatórias para a Copa do Mundo pela Ásia. 

A Confederação Africana de Futebol (CAF) já tem Senegal e Marrocos como representantes garantidos nas oitavas de final. Nesta sexta-feira (2) mais duas seleções da África podem conseguir vaga. Gana pode até empatar contra o Uruguai para conseguir a vaga no Grupo H. Camarões também segue viva, mas tem situação bem mais complicada, tendo que vencer o Brasil e torcer contra a Suíça. 

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) tem até o momento o Japão como seu representante. Uma das grandes surpresas da Copa do Mundo, os japoneses conquistaram vitórias históricas contra Alemanha e Espanha e se garantiram em primeiro lugar da dificílima chave. A Coreia do Sul também segue com chances, mas precisa vencer Portugal e torcer contra a seleção de Gana. 

A Concacaf, que abrange países da América do Norte e Central, terá os Estados Unidos como seu único representante. Os norte-americanos conseguiram a segunda colocação no Grupo B após vencerem o Irã. UEFA e Conmebol, as duas principais confederações do Futebol, tem até o momento nove seleções garantidas, sendo sete da Europa (Holanda, Croácia, Inglaterra, França, Polônia, Espanha e Portugal) e duas da América do Sul (Brasil e Argentina). Com apenas duas vagas restantes, seis equipes ainda lutam para seguirem vivas na Copa do Mundo (Suíça, Sérvia, Camarões, Coreia do Sul, Uruguai e Gana). Tudo será definido nesta sexta-feira (2), com a última rodada dos Grupos G e H. 

Tags: Oitavas de Final Copa do Mundo concacaf conmebol uefa todas confederações continentes