Esportes DP

LIBERTADORES

Fluminense x Boca Juniors: confronto de muitos duelos na final da Libertadores

Confronto de juventudes, experiências e ideologias prometem um jogo disputado na final do mais importante torneio continental da América

postado em 03/11/2023 13:00 / atualizado em 03/11/2023 12:55

<i>(Foto: Reprodução/Twitter Libertadores )</i>
Edinson Cavani de um lado e Germán Cano do outro. A guerra de ideias entre os cérebros Valentín Barco/Pol Fernández e Ganso/Jhon Arias, além do cara a cara dos goleiros (Romero e Fábio) são alguns dos duelos esperados da final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors.


O Xeneize e o Tricolor se encontrarão no Maracanã amanhã, às 17h, em um duelo inédito valendo a taça mais importante da América com diversos destaques, alguns deles retornando após vários anos na Europa e outros buscando dar o salto rumo ao Velho Continente.


Germán Cano, de 35 anos, é o atual artilheiro da Libertadores com 12 gols e receberá a Chuteira de Ouro após o apito final no Maracanã. Este número o torna inatingível para o peruano Luis Advíncula (Boca), que com 3 gols e é o único dos perseguidores na artilharia ainda na competição.


Em 2020, o Vasco abriu as portas para o futebol brasileiro e, em duas temporadas, Cano marcou 43 gols em 101 jogos. Em seguida, o Fluminense o contratou em janeiro de 2022 e, desde então, já marcou 80 gols.


Seu antagonista no Maracanã será o uruguaio Edinson Cavani. A carreira de “El Matador”, de 36 anos, é repleta de gols, recordes e títulos em todos os lugares por onde passou durante seus 17 anos no futebol europeu.


O que esperar do segundo maior artilheiro da Celeste contra o Fluminense? Simplesmente que seja Cavani.


Já Valentín Barco e Guillermo ‘Pol’ Fernández são os termômetros do Boca. Quando estão bem em campo, o ‘Xeneize’ é mais forte. Paulo Henrique Ganso e o colombiano Jhon Arias são os homens criativos do Flu.


Sergio ‘Chiquito’ Romero e Fábio encarnam o perfil do goleiro moderno: confiantes na baliza, com boa gestão de espaço e jogo aéreo, eficientes com os pés e pegadores de pênaltis. Ambos têm muita experiência.