Esportes DP

REGRA NOVA

Cartão azul: entenda a regra de expulsão temporária que será testada durante a Eurocopa 2024

O jogador que receber o cartão desta cor deverá sair de campo por 10 minutos

postado em 08/02/2024 20:27

<i>(Foto: REPRODUÇÃO)</i>
A International Football Association Board (Ifab), responsável pelas regras do futebol, está prestes a anunciar testes com o "cartão azul", que resultará em suspensão temporária de jogadores. A ideia já vinha sendo discutida desde o ano passado.
Na prática, o jogador que receber o cartão azul terá que sair do campo por 10 minutos. As competições de elite, no entanto, ainda não serão incluídas nos testes iniciais. A Ifab considera que o protocolo precisa ser aprimorado antes de ser implementado em níveis mais altos do esporte.
A aplicação experimental do cartão azul no futebol profissional está prevista para começar na próxima temporada europeia, que se inicia no segundo semestre de 2024. A Football Association, a entidade do futebol inglês, se voluntariou para testar o novo sistema na FA Cup, tanto no masculino quanto no feminino.
 A cor azul foi escolhida para evitar confusão com os cartões amarelo e vermelho. A última modificação desse tipo nas regras do futebol aconteceu na Copa do Mundo de 1970, com a introdução dos cartões já existentes. A federação de futebol do País de Gales já testava algo similar em torneios de base.
Após o anúncio da proposta, a Ifab discutirá a ideia em sua reunião anual, marcada para 2 de março na Escócia. 
 QUANDO O CARTÃO AZUL SERÁ APLICADO?
O cartão azul será aplicado em casos de faltas que interrompam um ataque promissor (chamadas de faltas táticas) e em reclamações exageradas aos árbitros. Se um jogador receber dois cartões azuis, automaticamente será expulso com um cartão vermelho. O mesmo se aplica à combinação de cartões amarelo e azul, independentemente da ordem.
Um exemplo de lance que justificaria o uso do cartão azul pela Ifab é a falta cometida pelo zagueiro italiano Giorgio Chiellini no inglês Bukayo Saka na final da Eurocopa 2020. Naquela jogada, Saka estava prestes a iniciar um contra-ataque com a defesa da Itália desprotegida, mas Chiellini puxou sua camisa, impedindo a jogada. Na ocasião, o zagueiro recebeu apenas um cartão amarelo.