Real Madrid lidera o Espanhol e vai joga contra o Manchester City na Champions League (Foto: JAIME REINA / AFP
)
Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid venceram seus respectivos jogos do Campeonato Espanhol contra Mallorca, Cádiz e Girona, a poucos dias dos jogos de volta das quartas de final da Liga dos Campeões.
O Real Madrid, líder isolado de LaLiga, venceu com um placar apertado, 1 a 0, o complicado Mallorca pela 31ª rodada. Com um gol do meia francês Aurélien Tchouaméni no início do segundo tempo (48') o gigante da capital espanhola alcançou uma vitória que manteve a vantagem de 8 pontos em relação ao seu perseguidor mais próximo, o eterno rival Barcelona.
"É uma vitória muito importante, que nos deixa mais perto da conquista do título. Estamos numa boa sequência e agora temos que pensar na quarta-feira", declarou o técnico Carlo Ancelotti.
O treinador italiano optou por fazer rodízios contra o Mallorca, que ainda não garantiu a permanência e ainda está se recuperando da dolorosa derrota nos pênaltis, há uma semana, na final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao.
Quando a partida começou estavam no banco Carvajal, Kroos, Camavinga, Rodrygo e Vinicius, cinco titulares da partida de ida da Liga dos Campeões no Santiago Bernabéu contra o Manchester City, que terminou empatada em 3 a 3.
O que não impediu que o time 'madridista' dominasse o jogo, sob a liderança de Luka Modric, embora de forma estéril. O próprio Mallorca foi o primeiro a preocupar o goleiro ucraniano Lunin, que defendeu uma cabeçada de Antonio Raíllo sobre a linha. Mas logo depois, o inglês Jude Bellingham acertou o travessão com seu chute de fora da área (33').
Foi então Tchouaméni quem abriu o placar logo após o intervalo. O chute do francês bateu num jogador do Mallorca, desviando a sua trajetória apenas o suficiente para que o goleiro local, o sérvio Predrag Rajkovic, só pudesse ver com os olhos a bola entrar na rede (47').
O Real Madrid desperdiçaria mais oportunidades (com Valverde, Vinícius...) e isso quase lhes custou dois pontos se não fosse a excelente defesa de Lunin em um disparo de Darder nos momentos finais.
Uma simples vitória por 1 a 0 como a alcançada neste sábado na ilha do Mediterrâneo permitiria ao time 'merengue' se classificar para as semifinais da Liga dos Campeões, na complicada visita ao Etihad Stadium do Manchester City, de Pep Guardiola, na próxima quarta-feira.
Barça se poupa mas vence
O Barça resistiu à pressão e manteve as chances de disputar o título espanhol com o Real Madrid depois de vencer por 1 a 0 em Cádiz, a oito dias do 'El Clásico' contra o eterno rival no Santiago Bernabéu.
Mas antes desse duelo no topo da tabela, os jogadores comandados pelo técnico Xavi Hernández receberão o Paris Saint-Germain na terça-feira, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. "É uma disputa acirrada, temos uma vantagem, mas temos um timaço diante de nós, será uma guerra futebolística", disse Xavi, em Cádiz, sobre o duelo contra o PSG.
Apenas três dos titulares do jogo da última quarta-feira em Paris (vitória dos catalães por 3 a 2) estavam em campo no momento do apito inicial (Marc-André Ter Stegen, Pau Cubarsí e Sergi Roberto).
Com domínio do jogo mas sem parecer perigoso, o Barcelona superou a defesa adversária num escanteio em que o português João Félix finalizou de forma acrobática para marcar o seu 7º golo no campeonato, aos 37 minutos.
Atleti perto da Champions
Mais cedo, o Atlético de Madrid, com uma dobradinha de Antoine Griezmann, deu um importante passo rumo à classificação para a próxima Liga dos Campeões ao vencer o Girona, adversário direto, por 3 a 1 em casa. Os 'Colchoneros' permanecem na quarta posição com 61 pontos, quatro a menos que o Girona (3º), mas o mais importante é que se distanciam do Athletic Bilbao (5º, com 56 pontos), que recebe o Villarreal no domingo.
No estádio Metropolitano tudo parecia estar a favor dos visitantes, com o 17º gol no campeonato do ucraniano Artem Dovbyk logo aos 4 minutos, que o coloca provisoriamente como artilheiro do campeonato.
Mas Griezmann empatou cobrando um pênalti (34') e pouco antes do intervalo o argentino Ángel Correa aproveitou um cruzamento de Álvaro Morata (45'+6) para colocar os 'rojiblancos' em vantagem.
Já no segundo tempo, Griezmann recuperou uma bola mal afastada pela defesa do Girona e não perdoou, chutando à queima-roupa (50') e encaminhando a vitória.
Agora os jogadores comandados pelo técnico argentino Diego Simeone podem se concentrar na importante partida de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Borussia Dortmund, na terça-feira.
Na Alemanha e diante do temível 'Muro Amarelo' do Westfalenstadion, o Atlético de Madrid terá de defender a vantagem conquistada na ida com a vitória por 2 a 1 para garantir a classificação para as semifinais da Champions.