Esportes DP

RETRÔ

Retrô é a única equipe pernambucana certificada como clube formador pela CBF

No Nordeste, Ceará e Fortaleza completam a lista com 21 equipes

postado em 27/01/2021 13:52 / atualizado em 27/01/2021 14:01

<i>(Foto: Divulgação/Retrô)</i>
Nesta terça-feira (26), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o documento que contém o nome dos clubes que possuem o certificado de ‘clube formador’ em 2021. Entre as 21 agremiações, somente um pernambucano: Retrô Futebol Clube Brasil. Fundado há pouco mais de quatro anos, a equipe de Camaragibe, que nasceu a partir de um projeto social com atletas de base, tem cerca de 70% do elenco que disputará o Campeonato Pernambucano e a Série D formado no CT do clube, em Aldeia, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

À reportagem do Esportes DP, o diretor do Retrô, Gustavo Jordão, avaliou a importância do certificado entregue pela CBF e como o atestado reforça a identidade do clube-empresa. “É uma conquista que nos traz muito orgulho. Era uma meta nossa desde a criação do clube. A gente entende que o futebol de base é uma grande fonte de receitas e tem que ser profissionalizada. E uma das formas de você conseguir isso, é dessa maneira sustentável. Para isso, obtivemos o certificado, que garante juridicamente que não seremos ‘ludibriados’ por qualquer empresário ou clube”, disse.

Na terceira semana de preparação para o Campeonato Pernambucano, que terá início em 28 de fevereiro, o Retrô vem apresentando reforços para a disputa do torneio, mas, de acordo com Jordão, a principal força do Azulão vem da categoria de bases: 70% do elenco é formado em Camaragibe. 

“A certificação é um atestado que o Retrô tem uma formação de atletas nível Brasil e nos deixa tranquilos para trabalhar a sustentabilidade do clube por muitos anos. A base é o grande marco, divisor de águas do futebol brasileiro. É igual a engenharia: quando você trabalha bem a fundação do prédio, ele cresce de forma consistente, firme. Além de ser a essência do clube, que nasce de um projeto social onde trabalhamos o jovem, atleta de base e cidadão”, concluiu.

Ainda sobre o Pernambucano 2021, Gustavo Jordão afirmou que o clube trabalha para trazer três peças ao elenco. 

Tags: retrope formacao base certificado cbf pernambuco