Esportes DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2021

Guia do Campeonato Pernambucano 2021

Salgueiro buscará bicampeonato estadual, mas outros nove times esperam se colocar no caminho até a taça

postado em 24/02/2021 07:00 / atualizado em 24/02/2021 08:00

<i>(Foto: Arte/Esportes DP)</i>
A temporada 2021 está aberta. A partir desta quarta-feira, começam os trabalhos da 107ª edição do Campeonato Pernambucano. Ao longo de três meses, dez equipes protagonizam a disputa pelo Estadual, que, além da taça, vale vagas para a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

O protagonismo do Trio de Ferro (Náutico, Santa Cruz e Sport) não surpreende ninguém, mas cada um chega de uma maneira diferente neste ano. Se o Náutico manteve boa parte de seu elenco e já trabalhando com elenco quase completo desde o início do certame, o Santa Cruz começa o torneio com apenas um reforço anunciado e diversos jovens da base ganhando espaço no elenco. Para o Sport, que começa o Estadual ainda pensando na Série A, o uso da base deve ser mais constante, com o time principal focado no Nordestão.

Mas, desta vez, há um outro time que chega com pompa: o Salgueiro. Atual campeão, o Carcará passou por problemas no meio do caminho e perdeu alguns jogadores importantes da última campanha, como o meia Renato Henrique e o lateral Daniel Nazaré. Ainda assim, o time se reforçou  trouxe nomes como o lateral Evandro (ex-Sport) e os meias Cassio Ortega (de volta) e Hériclis (ex-Santa Cruz). Assim, o time de Daniel Neri espera demonstrar força para manter a taça do Pernambucano no Sertão.

AFOGADOS E RETRÔ

Dois times que tiveram grande destaque no primeiro semestre de 2020, Afogados e Retrô chegam em um momento bem diferente do que viveram no ano passado. Para o time sertanejo, que fez história na última Copa do Brasil, muitas mudanças derrubaram o desempenho do time na Série D. Assim, com nomes como o volante Cal Rodrigues (ex-Náutico) e o atacante Índio (ex-Sport), além do treinador Sérgio China, a expectativa é de dar a volta por cima no Pernambucano, única competição oficial da Coruja em 2021.

O Retrô, por sua vez, terá um calendário nacional pela primeira vez nesta temporada, mas chega para o Estadual com uma folha salarial bem menor à da última disputa. Com um plantel com vários jovens das suas categorias de base, o Retrô contratou o treinador Nilson Corrêa, atual bicampeão da A2. No elenco, há nomes conhecidos, como o zagueiro Diego Silva (ex-Náutico), os volantes Lucas Gonçalves (ex-Santa) e Thallyson (ex-Sport) e o atacante Mayco Félix (ex-Santa).

CENTRAL E VITÓRIA

Para Central e Vitória das Tabocas, o ano começa no oposto do que era planejado para 2020. Se o Central almejava vagas e acessos no ano passado, hoje se vê sem calendário e em meio a uma crise financeira enorme. Tendo perdido quase todo seu elenco, a Patativa deve ter a menor folha salarial do campeonato e pode ter dificuldade para ir além da luta contra o rebaixamento. Antes mesmo do início da temporada, o time já perdeu o treinador Nenê Vanucci e começa a disputa sob o comando de um interino.

No Taboquito, a formação do time teve um início mais robusto que no ano passado, quando Vitória só conseguiu vencer na última partida do campeonato. Diga-se de passagem, a penúltima vitória do time de Santo Antão completa dois anos nesta sexta-feira. Para reverter esse cenário e construir uma campanha mais sólida, o time apostou na experiência dos atacantes Marcelo Nicácio (ex-Ceará) e Yerien Esukusiede (ex-Salgueiro). O treinador será Fernando Lins (China), em sua quinta passagem.

PROMOVIDOS

O Pernambucano de 2021 marca o retorno de dois clubes que andavam longe da elite há algum tempo: Sete de Setembro, fora desde 2010, e Vera Cruz, fora desde 2015. No time de Garanhuns, treinado por Carlos Júnior, houve um grande aumento de investimento em relação ao time vice-campeão da A2. Nomes conhecidos, como o meia Kássio (ex-Sport) e os atacantes Philco (ex-Santa) e Paulista, que foi artilheiro do Pernambucano de 2011, compõem o elenco.

O Vera Cruz, por sua vez, teve uma troca de técnicos com o Retrô. Depois de ganhar o tetracampeonato da A2, viu Nilson ir para Camaragibe e contratou Rômulo Oliveira, que treinou a Fênix no Estadual passado. Depois de dar espaço a uma série de jovens do Retrô na disputa da A2, o Vera mantém a cara de time jovem, mas trouxe alguns jogadores mais experientes, como o atacante Pedro Maycon.

FORMATO DE DISPUTA

O formato será o mesmo da última edição. Na primeira fase, os dez times se enfrentam em turno único. O líder se garante na Copa do Brasil e, com o vice, avança à semifinal. Para os times entre terceiro e sexto, há a disputa das quartas. Exceto a final, todos os mata-matas são em mão única. Os dois finalistas vão à Copa do Brasil, enquanto o campeão estará na Copa do Nordeste ao lado do Sport, que, se ganhar o torneio, vai com o Náutico. A queda à A2 é decidida em quadrangular de turno único entre os últimos colocados da primeira fase.
 
PRIMEIRA RODADA
 
Quarta-feira - 19h - Vera Cruz x Sport (Arena de Pernambuco)
Quarta-feira - 20h - Salgueiro x Afogados (Cornélio de Barros)
Quarta-feira - 21h30 - Santa Cruz x Vitória das Taboas (Arruda)
Sábado - 19h - Náutico x Central (Aflitos)
Domingo - 16h - Retrô x Sete de Setembro (Arena de Pernambuco) 

Tags: sete de setembro vera cruz santa cruz pernambucano retro afogados vitoria central nautico salgueiro sport