Esportes DP

PERNAMBUCANO

Após 17 anos, o Central está rebaixado à Série A2 do Campeonato Pernambucano

Além da Patativa, o Vitória das Tabocas foi despromovido à Segundona

postado em 17/05/2021 16:54 / atualizado em 17/05/2021 17:14

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP Foto)</i>
Após 17 anos, o Central está rebaixado da divisão de elite do futebol pernambucano. Em um ano marcado por crises dentro e fora de campo, a Patativa sofreu com problemas financeiros, troca de treinadores e até uma greve organizada pelos atletas do elenco alvinegro. Para completar o roteiro de ‘filme de terror’, os caruaruenses somaram apenas 27% dos pontos disputados neste estadual e foram despromovidos à Segunda Divisão do certame - terceira vez na sua história: somando-se a 1998 e 2004.  

Na tarde desta segunda-feira (17), o Central recebeu o Vitória das Tabocas no Luiz Lacerda, em Caruaru, e perdeu por 1 a 0. O gol de Carlos Caporã foi marcado ainda na primeira etapa e Leozinho ampliou no segundo tempo. Simultaneamente, no estádio do Arruda, no Recife, os outros dois postulantes às vagas na elite do futebol pernambucano entraram em campo pelo outro jogo do quadrangular do rebaixamento. 

De um lado, o Retrô, que, garantido na Primeirona desde a rodada passada, atuou com time formado majoritariamente por jovens, do outro o Sete de Setembro, que precisava de si próprio para se manter na A1. Com a necessidade da vitória para não ser rebaixado, o Guará apostou na intensidade para superar a Fênix e, dessa forma, mal demorou para abrir o placar. No primeiro minuto de jogo, Petter Almeida recebeu bola limpa de Gustavo Costa na área e anotou o gol que livrou o Guará da despromoção.

Assim, Vitória das Tabocas e Central estão rebaixados à Série A2 do Campeonato Pernambucano. Vale ressaltar que os dois times tiveram os piores retrospectos gerais do certame, com respectivamente 25% e 27% dos pontos disputados conquistados. 

No dia 5 de junho, o Central já tem o próximo compromisso pela frente. Com a desistência do Salgueiro, a Patativa disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e visita o América de Natal pela partida de estreia da competição. Já o Vitória não possui mais calendário em 2021. Fora de competições nacionais, o time das Tabocas aguarda as definições da Segundona estadual 2022 para entrar em campo pela próxima vez.

Tags: serie a2 vitoria das tabocas sete de setembro central rebaixado pernambucano estadual retro