Esportes DP

PERNAMBUCANO

Com uma vaga para três equipes, quadrangular do rebaixamento do PE tem definições nesta 5ª

Garantido na A1 em 2022, o Retrô apenas cumpre tabela diante do Sete de Setembro; simultaneamente, Central e Vitória fazem o jogo da vida

postado em 13/05/2021 08:00 / atualizado em 13/05/2021 09:32

<i>(Foto: Olívia Leite/FPF)</i>
Nesta quinta-feira (13), a fatia menos glamurosa do Campeonato Pernambucano terá, finalmente, suas definições. Com o Retrô já garantido na edição 2022 da elite do futebol estadual, a disputa no quadrangular do rebaixamento, agora sem a presença dos camaragibenses, permanece entre Sete de Setembro, Central e Vitória das Tabocas - que concorrem pela última e pretendida vaga na Primeirona.

Curiosamente, além de ser o único garantido na A1 entre os times do quadrangular do rebaixamento, o Retrô ‘monopoliza’ todas as vitórias do recorte. Além dos retrolinos, nenhum time venceu no quadrangular do rebaixamento - com um empate, Central e Vitória estão empatados na zona de degola e, invicto, com dois pontos somados, o Sete de Setembro ocupa a vice-liderança.

Apesar disso, na tarde desta quinta-feira, a partir de 15h, Retrô e Sete de Setembro se enfrentam na Arena de Pernambuco. Simultaneamente, Central e Vitória, que ocupam a zona de despromoção, disputam suas respectivas primeiras vitórias no certame - que podem significar mais um ano na elite do Campeonato Pernambucano.

RETRÔ X SETE DE SETEMBRO

O embate da ‘parte de cima’ da tabela do quadrangular do rebaixamento vale a vida para o Sete de Setembro. Promovido à principal divisão de Pernambuco na última temporada, o Guará busca a permanência na A1 diante de um já classificado Retrô. A trama do confronto deve seguir o futebol praticado pelos clubes nesta edição da competição: por um lado, os donos da casa devem seguir a tônica do futebol propositivo demonstrado em bons momentos sob o comando do ex-treinador Nilson Corrêa.

Com Luizinho Vieira, o Retrô confirmou seu favoritismo no quadrangular do rebaixamento. Em dois jogos, foram sete gols marcados e apenas um sofrido - com destaque para a goleada por cinco a zero diante do Vitória das Tabocas na última rodada. Mais frágil tecnicamente, o Sete de Setembro enxerga nessa garantia do rival, que, agora, foca na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, como uma possibilidade de encontrar um adversário de ‘guarda baixa’.

CENTRAL X VITÓRIA DAS TABOCAS
 
No embate mais esperado da tarde, Central e Vitória das Tabocas se enfrentam no Luiz Lacerda, em Caruaru. Ocupando as duas vagas zona de desconforto, apenas a vitória interessa para as equipes, que somam um ponto cada. Donos da casa, os caruaruenses possuem em jogo a confirmação de um possível e trágico rebaixamento após 17 anos na elite do futebol pernambucano. 

A última vez que a Patativa foi despromovida à Série A2 foi no ano de 2004. Retornando à A1 no ano seguinte, o Central permaneceu na Primeira Divisão até então: para seguir, tem que vencer o Vitória e torcer por empate ou derrota do Sete. Do outro lado, os visitantes somam a pior campanha do Campeonato Pernambucano - somando o desempenho da primeira fase, são uma vitória, três empates e sete derrotas: aproveitamento de 18%.

Os jogos que definirão os rebaixados à Série A2 do Campeonato Pernambucano serão transmitidos pela TV FPF, na plataforma de streaming MyCujoo.




Tags: sete de setembro a2 a1 rebaixamento vitoria central retro pernambucano