Esportes DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

FPF confirma VAR e arbitragem Fifa na final do Pernambucano

Jogos entre Náutico e Sport, nos dois próximos domingos, contarão com a tecnologia de maneira remota

postado em 12/05/2021 17:05

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) confirmou, nesta quarta-feira, a presença da arbitragem de vídeo nos jogos da final do Campeonato Pernambucano, que serão disputados nos dois próximos domingos. Além da tecnologia, as partidas também contarão com arbitragem do quadro Fifa, atendendo, assim, o que havia sido pedido tanto pelo Sport, mandante do primeiro jogo, quanto pelo Náutico, que tem o mando da partida final.

Assim como havia sido no jogo entre Náutico e Santa Cruz, na primeira fase do Estadual, o VAR auxiliará a arbitragem de maneira remota, operando diretamente da cidade do Rio de Janeiro, em um anexo da CBF. O uso à distância da arbitragem de vídeo é um modelo que a CBF pretende nacionalizar e que já foi testado nas duas edições da Supercopa do Brasil, no citado clássico, e que também será aplicado em outras decisões, como em Sergipe.

A FPF também divulgou a escala de arbitragem da primeira partida que define o campeão pernambucano de 2021. No apito, Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) será auxiliado por Alessandro Matos (Fifa-BA) e Fabrício Vilarinho (Fifa-GO). No VAR, Rodrigo Sá (Fifa-RJ), será auxiliado por Diogo Silva (CBF-RJ) e Nilson Monção (CBF-RJ).

Há, entretanto, de se lembrar que, na semifinal, a Federação também chegou a anunciar que o confronto entre Náutico e Santa Cruz, na Arena de Pernambuco, contaria com o uso da tecnologia, algo que, depois, não se concretizou, alegando problemas operacionais com a empresa que organizaria a aplicação do sistema.

Tags: arbitragem pernambucano final fpf nautico sport var