Esportes DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Após choque de datas com a Copa do Nordeste, presidente da FPF admite: 'Vamos ter jogos com diferença de 24 horas e até no mesmo dia'

Evandro Carvalho disse que não há datas suficientes para realizar as duas competições; quando houver choque, máximo de intervalo será 48 horas

postado em 17/12/2021 15:38 / atualizado em 17/12/2021 17:33

<i>(Foto: Divulgação/FPF)</i>
Após a divulgação das tabelas do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste, constatou-se um problema: existem jogos marcados para o mesmo dia ou contando com um intervalo de, no máximo, 48 horas entre um e outro. Únicos representantes do estado no certame regional, Sport e Náutico terão que se desdobrar para poder dar conta dos compromissos. Isso porque o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, deixou claro que não há datas suficientes para realizar as duas competições simultaneamente. 

Em contato com o Esportes DP, Evandro Carvalho explicou que naturalmente vai ter que fazer “milagre” para costurar as rodadas. No entanto, salientou que é impossível não haver choque de datas. Sendo assim, o mandatário admitiu que provavelmente Sport e Náutico farão jogos com uma distância máxima de 48 horas entre eles, ou, ainda, terão duas partidas no mesmo dia. Além disso, falou sobre a tentativa de antecipar o início do Estadual para o dia 15 de janeiro, mas revelou que não contou com a adesão dos participantes. 

“O fato concreto é que não há datas suficientes para realizar as duas competições. Mas é obrigatório que sejam cedidas 12 datas. Então, o estadual perde 12 datas, que vão para a Copa do Nordeste, e aí fica se 'fazendo milagre'. Esses conflitos vão acontecer várias vezes ao longo do ano. E nós vamos ter que sair costurando rodada a rodada. No caso da Bahia e do Ceará, eles têm uma pequena vantagem porque começam o campeonato antes. Eu tentei começar dia 15, mas os clubes não quiseram. Só quiseram começar dia 22. Nós vamos ter conflitos. Vamos ter jogos com diferença de 24 horas e até no mesmo dia. Mas não há o que fazer. Não existem datas suficientes”, declarou Evandro Carvalho. 

Para que seja possível, por exemplo, contar com duas equipes atuando no mesmo dia, os clubes terão que possuir um vasto elenco à disposição, a não ser que opte por usar jovens da base. Inclusive, tal fato aconteceu com as equipes da Bahia em 2021 e deve chegar a Pernambuco em 2022. Quem admite isso é o próprio presidente da FPF, que prevê um prazo máximo de 48 horas entre um jogo e outro quando houver proximidade no calendário. 

“É uma questão de lei. Quando não houver opções e fórmulas para realizar o remanejamento, o clube terá que atuar com dois plantéis. Por exemplo, isso aconteceu com Vitória e Bahia. Teve uma semana que o Vitória jogou em Salvador e contra o Santa Cruz. No outro, o Bahia jogou no Ceará e em Salvador. Até o atual contrato, Pernambuco conseguiu evitar isso. No máximo, conseguimos manter com 48 horas de diferença. Neste ano, será mais difícil porque o período é menor”, explicou. 

Com a situação caótica do calendário, muito provavelmente os principais clubes do Campeonato Pernambucano, Sport e Náutico, optarão por colocar em campo uma equipe alternativa durante o Estadual. Diante disso, quando questionado sobre um possível enfraquecimento do nível da competição, Evandro Carvalho disse que isso é ruim não só para o Pernambucano, como também para o Nordestão. Porém, não há o que fazer. 

“É ruim para as duas competições. Mas não há o que fazer. Foi uma determinação judicial que perdura até 2022. São 12 datas do Estadual. O Estadual tem 16 datas. Dessas, 12 vão para a Copa do Nordeste e ficamos só com quatro. Aí, temos que costurar. É o jeito: foi uma decisão da Justiça que condenou a CBF, e nós temos que cumprir até o ano de 2022”, esclareceu o presidente da FPF. 

Dando concretude à problemática logística, o Esportes DP analisou as tabelas do Campeonato Pernambucano e da Copa Nordeste para ver quantas datas estão conflitando nos calendários de Sport e Náutico. O Leão da Ilha tem cinco datas, caso não ocorram remanejamentos, nas quais jogará no mesmo dia ou num intervalo de, no máximo, 48 horas. Já o Timbu poderá passar pela mesma situação em três oportunidades. 

CONFLITOS DO SPORT 

22/01 ou 23/01 - CRB x Sport 
23/01 - Sport x Sete de Setembro 

29/01 ou 30/01 - Sport x Náutico (Copa do Nordeste)
29/01 - Retrô x Sport 

05/02 ou 06/02 - Sport x Sousa
04/02 - Sport x Vera Cruz 

12/02 ou 13/02 - Altos x Sport
12/02 - Náutico x Sport (Pernambucano)

05/03 ou 06/03 - Bahia x Sport 
05/03 - Sport x Santa Cruz 

CONFLITOS DO NÁUTICO 

22/01 ou 23/01 - Náutico x Campinense
22/01 - Náutico x Íbis 

29/01 ou 30/01 - Sport x Náutico (Copa do Nordeste)
28/01 - Sete de Setembro x Náutico

12/02 ou 13/02 - Náutico x Fortaleza 
12/02 - Náutico x Sport 

Tags: Copa do Nordeste Campeonato Pernambucano Evandro Carvalho fpf sport náutico