Esportes DP

GUIA DO PERNAMBUCANO

Guia do PE 2022: Ambicioso, Retrô traça três metas e almeja chegar à final do estadual

Objetivos são alcançar vaga na Série D e Copa do Brasil de 2023; para isso, pretende desbancar os grandes e alcançar a final do estadual

postado em 21/01/2022 08:05 / atualizado em 21/01/2022 09:56

<i>(Foto: Divulgação/Retrô)</i>
Time de maior investimento, com exceção do Trio de Ferro, o Retrô vai para sua terceira participação na elite do futebol pernambucano. Após a campanha ruim na temporada passada, na qual esteve no quadrangular do rebaixamento, a Fênix almeja fazer diferente em 2022. Os objetivos consistem em garantir vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2023, além de chegar à grande final do Campeonato Pernambucano. O projeto é ambicioso, mas é tratado como possível internamente. 

“A expectativa é das melhores, não pode ser diferente. Com a preparação que estamos fazendo, não se pode pensar diferente de que podemos fazer um excelente Campeonato Pernambucano. A expectativa é de ir muito longe. Temos três grandes metas. A primeira é garantir a Série D de 2023, a segunda é ir para a Copa do Brasil de 2023 e a terceira - que é audaciosa, mas que temos totais condições -, é ir para a final do Pernambucano”, declarou o diretor do clube, Gustavo Jordão. 

Com Dico Woolley no comando técnico, o Retrô começou a pré-temporada ainda em novembro, quase dois meses antes da estreia no estadual. Dentre as contratações, três nomes chamaram atenção: o volante Charles, ex-Santa Cruz, e os atacantes Renato Henrique, ex-Salgueiro, e Giva, revelado pelo Santos. O pontapé inicial do planejamento começou lá em setembro, pouco depois da eliminação na Série D, e as ações foram sendo tomadas gradativamente. Hoje, além de preparado, o elenco da Fênix está fechado para iniciar o certame. 

“Começamos a pré-temporada em novembro. Logo depois que acabou a Série D, começamos a trabalhar a questão do elenco para 2022. Terminamos uma parte das contratações em meados de novembro e nos apresentamos no dia 25 daquele mês, com 70% do elenco formado. Hoje, o elenco está fechado, e estamos treinando há quase dois meses”, comentou Gustavo. 

Durante a preparação para o Campeonato Pernambucano - sua única competição em 2022 -, o Retrô realizou três amistosos e somou bons resultados. No primeiro deles, enfrentou o América-RN, fora de casa, e empatou em 1 a 1. Na sequência, venceu o Murici-AL por 3 a 0, em duelo disputado no CT do clube, em Camaragibe. Por último, jogou contra o Campinense, em Campina Grande, e saiu com a vitória por 2 a 1. 

A estreia do Retrô no Campeonato Pernambucano será diante do Vera Cruz, domingo (23), às 15h, na Arena de Pernambuco, porém como visitante. Vale lembrar que a Fênix atua como mandante no estádio localizado em São Lourenço da Mata. Sua primeira exibição em casa será na segunda rodada, no confronto contra o Sport, marcado para o dia 2 de fevereiro. 

Time-base: Jean; Pedro Costa, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Mayk; Charles, Otávio e Erivelton Araújo; Gustavo Ermel, Renato Henrique e Marcus Índio

Técnico: Dico Woolley

Reforços para 2022:
Goleiros: (nenhum)
Laterais: Pedro Costa e Mayk
Zagueiros: Renan Dutra, Tallysom Felipe, Yuri Bigode e Guilherme Paraíba
Volantes: Lucas Silva e Charles
Meias: Kauê da Silva e João Guilherme
Atacantes: Marcus Índio, Renato Henrique, Rodrigo Fumaça, Giva, Gustavo Ermel e Radsley

Melhor campanha no Pernambucano: 5º lugar (2020)

Candidato a protagonista: Renato Henrique 

Palpite do Esportes DP: Pode surpreender

Tags: Gustavo Jordão Fênix de Camaragibe Campeonato Pernambucano guia retrô