Esportes DP

GUIA DO PERNAMBUCANO

Guia do PE 2022: Com equipe jovem, Vera Cruz tem como meta assegurar permanência na elite

Elenco é formado predominantemente por jovens de até 23 anos; objetivo é ficar na A1, mas clube nutre desejo de ter uma vaga na Série D

postado em 21/01/2022 08:08 / atualizado em 21/01/2022 12:17

<i>(Foto: Ellen Galvão/Caruaru City)</i>
Representante de Vitória de Santo Antão na elite, o Vera Cruz tem como principal objetivo continuar na Série A1 do Campeonato Pernambucano em 2023. Com uma equipe jovem, em sua maioria formada por jogadores de até 23 anos, o Galo das Tabocas será comandado por Gabriel Lisboa, ex-treinador do sub-20 do Santa Cruz. O pensamento do clube é encarar jogo a jogo, para, quem sabe, ir além da permanência e conquistar uma vaga na Série D do próximo ano. 

“A gente está trabalhando passo a passo, agora é focar totalmente na partida contra o Retrô. Obviamente que um clube com menor orçamento tem o objetivo de se manter na elite do futebol pernambucano. A partir disso, é buscar os outros objetivos, como a vaga na Série D. Mas isso vai ser passo a passo, jogo a jogo, com muito equilíbrio e humildade. Temos que mostrar dentro de campo, com muito trabalho, para tentar fortalecer ao máximo o grupo no dia a dia”, projetou o comandante do Vera Cruz. 

Diante da juventude do elenco, Gabriel Lisboa aposta na intensidade que o fôlego dos jovens podem oferecer. A ideia é propor um estilo de jogo intenso, que tenha como sustentação a aplicação tática de cada atleta. Apesar da pouca idade da maioria do plantel, alguns já têm certa rodagem no futebol profissional, sobretudo em competições estaduais espalhadas pelo Brasil.  

“É uma equipe jovem, que traz uma facilidade em relação à intensidade - hoje muito exigida no futebol -, com muita aplicação tática. Quanto a isso, não vamos ter problema. Porém, apesar de jovem, é um time que já tem experiência em competições. Creio que vamos iniciar bem o Pernambucano”, disse o treinador do Galo das Tabocas. 

“Temos apenas três atletas que são mais experientes, que são um pouco acima. Temos um grupo sub-23, muito jovem. Quando eu falo em experiência, é porque eles têm rodagem em primeira divisão, seja em outros estaduais ou aqui mesmo no Pernambucano. É uma garotada que já “quebrou o gelo”, pelo menos a maior parte”, concluiu Gabriel Lisboa. 

Na temporada passada, o Vera Cruz chegou até as quartas de final do estadual, sendo eliminado, em jogo polêmico, pelo Salgueiro. Tradicional time do interior, inclusive tetracampeão da Série A2, o Galo almeja surpreender em 2022. “O Vera Cruz tem uma boa história no futebol pernambucano. Então todo ano é de se esperar algo desse clube. É um clube bem organizado, com pés no chão, que trabalha de forma correta. E isso é um bom caminho para gente, que entra para fazer parte do clube”, apontou o treinador da equipe. 

A estreia do Vera Cruz no Campeonato Pernambucano é no domingo (23), diante do Retrô, às 15h, na Arena de Pernambuco. 

Time-base: João; Sinho, Landoca, Márcio e Cleyton; Jari, Maurício, Matheus Rosa e Biza; Brendon e Rayder

Técnico: Gabriel Lisboa

Reforços para 2022:
Goleiros: Luiz Henrique
Laterais: Giva, Sinho e Kleitinho
Zagueiros: Paulo Simões e Márcio
Volantes: Jari e Maurício Júnior 
Meias: Índio, Matheus Rosa e Negoh Biza
Atacantes: (nenhum)

Melhor campanha no Pernambucano: 5º lugar (2007)

Candidato a protagonista: Matheus Rosa

Palpite do Esportes DP: Briga para não cair

Tags: Vera Cruz Vitória de Santo Antão Galo das Tabocas Campeonato Pernambucano Gabriel Lisboa verinha