Timbu foi surpreendido pelo Tocantinópolis e foi eliminado (Foto: Johann Bastos)
O declínio do futebol de Pernambuco, amplamente discutido e motivo de polêmicas recentes, apresenta novos ingredientes. Na atual edição da Copa do Brasil, nenhum clube do estado passou da primeira fase. Náutico, Sport e Salgueiro se despediram da competição sem conseguir marcar um gol sequer. Foi a pior participação do futebol local na história da copa, que começou a ser disputada em 1989.
O primeiro eliminado foi o Carcará, que vive profunda crise financeira. A equipe recebeu o Santos no Cornélio de Barros e foi facilmente vencida por 3 a 0. Em seguida, o Náutico viajou até o Tocantins e foi derrotado por 1 a 0 pelo pouco conhecido Tocantinópolis. Por fim, o Sport foi derrotado também pelo placar mínimo pelo Altos-PI. O vexame resultou na demissão do técnico Gustavo Florentín e de alguns membros da comissão técnica.
A última e única vez que nenhum clube do estado havia passado da primeira fase foi em 1995, quando Leão e Timbu foram eliminados por Atlético-MG e São Paulo respectivamente, ainda em um regulamento que previa a participação de apenas 36 times.
Principal força da região Nordeste em outros tempos, o futebol pernambucano viu-se ultrapassado por cearenses e baianos no ranking de federações (7ª e 9ª posições). Ocupando atualmente o 10º lugar no ranking, o futebol local vê pelo retrovisor a aproximação da federação alagoana, em 11º.