Esportes DP

ELEIÇÃO DA FPF

Eleição da FPF é suspensa após liminar de Alexandre Mirinda, candidato da oposição

O atual presidente, Evandro Carvalho, também candidato, disse à reportagem que, nesta quarta-feira, irá recorrer ao Tribunal

postado em 13/09/2022 19:24 / atualizado em 13/09/2022 19:49

<i>(Foto: Sandy James/ESP. DP)</i>
A menos de uma semana da eleição da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a chapa de oposição, encabeçada pelo empresário Alexandre Mirinda, conseguiu, através de um pedido do América-PE, suspender a realização do pleito. Em nota oficial (confira, na íntegra, a seguir), o candidato que se opõe ao atual presidente Evandro Carvalho, que tenta a reeleição, comemorou a decisão. Em contato com a reportagem do Esportes DP, o atual mandatário da FPF disse que, nesta quarta-feira, a chapa de situação irá recorrer ao Tribunal.

Candidato à presidência da Federação Pernambucana de Futebol, Alexandre Mirinda participou de uma espécie de sabatina, no último dia 24, com a reportagem do Esportes DP. Na ocasião, Mirinda aproveitou para oficializar candidatura e destrinchar suas principais propostas. Entre elas, estão o apoio ao futebol de base e ao Feminino, além de defender premiação no Campeonato Pernambucano, outrora prioridade dentre os grandes clubes do Estado. Roteiro que não se repete nos dias de hoje.

Além disso, o candidato pela chapa de oposição criticou a escolha do local de realização do pleito, o CT do Retrô. Segundo Alexandre Mirinda, o local é ‘hostil’ para quem se opõe a Evandro Carvalho e é um ambiente antidemocrático.

“A gente sabe que tinham vários lugares para fazer essa votação. Mas eles colocaram tudo lá no CT (Centro de Treinamento) do Retrô, que faz 'tudo' por eles. Será um ambiente hostil para nós. Além disso, como diz o edital, apenas eu e meu advogado podem entrar no local. Enquanto o pessoal vai ter bem mais gente lá, nem fiscal nosso eu posso levar. Comissão toda escalada por ele (Evandro, atual presidente da FPF), uma eleição antidemocrática. Quem perde é o futebol pernambucano”, disse o empresário na sabatina do Esportes DP. 
 
Nota Oficial

“O candidato da oposição, Alexandre Mirinda, comemorou a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) acatou na íntegra os pedidos do América Futebol Clube, que defende os interesses do candidato à presidência da FPF Alexandre Mirinda, na tarde desta terça-feira (13), para suspender a eleição da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

De acordo com a decisão entende-se que há probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. “segundo requisito legal – perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo – também se encontra presente, posto que as eleições estão marcadas para o dia 18 do corrente mês, em tempo muito próximo para se conhecer, com profundidade, as verdadeiras razões e motivações das pessoas envolvidas no processo eleitoral, justificando assim, a concessão de tutela antecipada. Isto posto, defiro o pedido de efetivo ativo, a fim de suspender o processo eleitoral  promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para a eleição de sua Diretoria (quadriênio 2023/2026), sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais), até ulterior deliberação.”, segunda a decisão da Justiça pernambucana.

Alexandre Mirinda falou sobre a decisão. “Eu sempre acreditei na justiça do Estado. É importante ressaltar que a minha chapa vem sendo vítima de um sistema ditatorial conduzido pela comissão eleitoral vigente, cujo atual presidente da federação não admite que outro candidato possa participar de forma democrática do pleito. Eu quero transparência no processo eleitoral e mais ainda que a escolha do presidente para o próximo quadriênio aconteça de forma democrática e transparente”, disse.
 




Tags: alexandre mirinda evandro carvalho eleicao fpf fpf suspensao