Esportes DP

FUTEBOL NACIONAL

Timbaúba e América protocolam pedido de investigação na CBF contra a FPF; Evandro desconhece denúncia e nega nepotismo

Documento enviado à Comissão de Ética acusa gestão de Evandro Carvalho aponta local da votação da eleição para a FPF, além de apontar nepotismo na entidade

postado em 01/09/2022 21:52 / atualizado em 02/09/2022 14:51

<i>(Foto: Tarcísio Augusto/Esportes DP)</i>
O Timbaúba e o América-PE entraram nesta quarta-feira (31) com uma denúncia à Comissão de Ética da Federação Pernambucana de Futebol contra a gestão de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol. Entre os pontos citados no documento assinado pelos clubes estão o local de votação escolhido pelo dirigente para a eleição da FPF, além de denunciar uma prática de nepotismo por parte do atual mandatário. 

Evandro Carvalho teria, segundo as denúncias, alterado o local da eleição para o CT do Retrô, sem a realização de uma assembleia geral dos clubes. Confira um trecho retirado do documento sobre o assunto: “A publicação do referido edital, com endereço para as eleições, serem na sede do clube “Retrô”, é uma afronta ao princípio da paridade, onde os concorrentes devem estar em local neutro, daqueles clubes que apoiam candidatos A ou B, ademais a retirada da sede da Federação, não é comum, é apenas para dificultar aqueles que acompanham politicamente o seu opositor, não sendo plausível, equilibrado retirar da sede da entidade”. 

Pelo código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro, as federações devem realizar suas eleições em suas respectivas entidades, para “que impeçam de tornar o sistema de recolhimento de votos suscetível à fraude, à apuração menos transparente e/ou que não comprometa a sua credibilidade”.

Outro ponto do documento denuncia nepotismo por parte de Evandro de Carvalho, já que o superintendente da Federação, Evaldo Mendes, é irmão do atual gestor, sendo responsável, entre outros assuntos, pela movimentação financeira da entidade. Esse fato é considerado proibido pelo Código de Ética, que diz: “gestores da CBF, Federações, clubes e ligas deverão adotar como regra não empregar cônjuge, companheiro (a) ou parentes em linha reta ou colateral até terceiro grau”. 

EVANDRO CARVALHO RESPONDE

Procurando pela reportagem do Esportes DP, o presidente da Federação Pernambuca disse não ter conhecimento em relação à denúncia protocolada, mas comentou sobre o caso. “Quem designa o local da eleição é a diretoria da Federação e o Retrô tem o melhor equipamento de todo o Norte/Nordeste, o terceiro melhor do Brasil. Não tem mudança porque não existe lugar fixo de eleição. Eu posso designar eleição em qualquer cidade de Pernambuco”, disse Evandro de Carvalho sobre a mudança de local. 

Sobre o possível caso de nepotismo relacionado ao seu irmão, o presidente também negou. “Na opinião deles é, na minha não é. O código de ética é da CBF, não é para mim. A Federação não tem esse código de ética. Além disso, ele não consta como funcionário da Federação”.

Evandro Carvalho ainda comentou sobre o adiamento do Campeonato Pernambucano da Série A-2, culpando Manoel Alexandre Amorim, presidente do Timbaúba, pelo ocorrido. “Eu tive que adiar o campeonato por culpa do presidente do Timbaúba. Ele vinha reclamando que a Federação estava os prejudicando porque eram oposição, que não podiam inscrever jogadores. Consultei a CBF e me mandaram uma declaração, um documento, dizendo que ele não tinha acesso ao sistema porque não pagou o registro dele. Ele pediu que eu pagasse, mas não vou pagar nada para ele. A obrigação de pagar é dele. Por isso adiei o campeonato, para o Timbaúba não levar W.O, pois isso mancha a imagem do campeonato. Ia começar no dia 3 e adiei para o dia 10”.

Tags: Evandro Carvalho Federação Pernambucana de Futebol fpf denuncia timbauba américa