Esportes DP

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Mirinda tem chapa impugnada na eleição da FPF; Serra Talhada acusa situação de manipular assinatura

Decisão ainda cabe recurso para o candidato de oposição; Serra Talhada afirma que não prestou apoio à campanha da chapa de Evandro Carvalho

postado em 15/09/2022 23:59 / atualizado em 16/09/2022 07:23

<i>(Foto: Divulgação)</i>
A três dias do pleito, marcado para o próximo domingo (18), as eleições para a presidência da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ganham mais um conturbado capítulo. Nesta quinta-feira (15), a chapa "Construindo Pontes para Fortalecer o Futebol", encabeçada pelo empresário Alexandre Mirinda, foi impugnada pela Comissão Eleitoral.

A impugnação se deu após pedido da chapa "Compromisso com a Modernidade", encabeçada pelo atual presidente da FPF, Evandro Carvalho, que apontou duplicidade nas subscrições de quatro entidades: Liga Desportiva de Jaboatão, Belo Jardim Futebol Clube, Serrano Futebol Clube e Ypiranga Futebol Clube. Segundo a chapa de situação, tais entidades teriam subscrito anteriormente, o que foi acatado pela Comissão Eleitoral, por não ser permitida a duplicidade, validando apenas a primeira demonstração de apoio.

Sendo assim, ainda de acordo com a Comissão Eleitoral, presidida pelo procurador Aguinaldo Fenelon de Barros, o argumento da entidade para decidir pela impugnação da chapa "Construindo Pontes para Fortalecer o Futebol" se dá sob a argumentação de que a chapa de oposição não teria apresentado a quantidade mínima de dez subscritores (clubes ou ligas desportivas apoiadoras da chapa).

SERRA TALHADA NEGA TER APOIADO A EVANDRO

<i>(Foto: Reprodução/Serra Talhada)</i>
Uma das entidades apontadas pela chapa do atual presidente Evandro Carvalho como apoiadora da sua subscritora, o Serra Talhada nega que tenha se manifestado dessa forma. Em nota emitida, o presidente do clube sertanejo, Rômulo Silva, acusa a atual gestão da FPF de ter subvertido um documento que, segundo afirma e alega ter testemunha, serviria para registrar presença em uma das reuniões do Conselho Arbitral para a Série A2 do Campeonato Pernambucano.

"Eu Rômulo Leão da Silva, presidente da diretoria executiva do Serrano Futebol Clube, DECLARO para os devidos e especificos fins, que: o Documento apresentado pela a CHAPA COMPROMISSO COM MODERNIDADE de apoio a mesma para concorrer as eleições a presidência da Federação Pernambucana de Futebol, triênio 2023/2026 onde consta a minha aassinatura, não foi mencionado que se tratava de apoio a mesma, assinatura esta tomada na reunião do Arbitral da Série A2 2022 realizada no dia 07/07/2022 no salão de reuniões da FPF/PE, em que tal documento, posso provar, através de testemunha, que não foi mencionado em momento algum que se tratava de apoio ao candidato e atual presidente da FPF, Evandro Carvalho e sim da presença dos filiados a tal reunião. Neste 
sentido reitero apoio a CHAPA emcabeçada pelo Sr José Alexandre Mirinda, assim como todos que fazem a Diretoria e demais departamentos deste clube de futebol."

OPOSIÇÃO CRITICA EVANDRO CARVALHO: "DITADOR"

À reportagem do Esportes DP, o empresário Alexandre Mirinda não poupou críticas a Evandro Carvalho, e alegou que deve recorrer da decisão para reverter a impugnação da chapa. "Foi impugnada pelo Ditador que quer se perpetuar no poder e está com medo de disputar no voto livre e democrático dos clubes e ligas", disse Mirinda. 

Antes, na terça-feira (13), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), acatou o pedido do América e suspendeu a eleição. Nesta quinta (15), no entanto, a FPF anunciou através de nota oficial que as eleições seriam mantidas para o próximo domingo, mas com local diferente: em vez do CT do Retrô, será no auditório da Faculdade Uninassau, em Boa Viagem.

Além disso, Mirinda havia criticado a escolha do local de realização do pleito, o CT do Retrô. Segundo Mirinda, o local seria 'hostil' para quem se opõe a Evandro Carvalho e seria 'um ambiente antidemocrático'.

“A gente sabe que tinham vários lugares para fazer essa votação. Mas eles colocaram tudo lá no CT (Centro de Treinamento) do Retrô, que faz 'tudo' por eles. Será um ambiente hostil para nós. Além disso, como diz o edital, apenas eu e meu advogado podemos entrar no local. Enquanto o pessoal vai ter bem mais gente lá, nem fiscal nosso eu posso levar. Comissão toda escalada por ele (Evandro, atual presidente da FPF), uma eleição antidemocrática. Quem perde é o futebol pernambucano”, falou, à época.

NOTA À IMPRENSA
ALEXANDRE MIRINDA, sobre eleição FPF

Após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acatar na íntegra os pedidos do América Futebol Clube, na última terça-feira (13) para suspender a eleição da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o Desembargador Agenor Ferreira Filho, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco determinou, nesta quarta-feira (14), a realização do pleito no próximo domingo (18). Contudo, em vez do CT do Retrô, a eleição será realizada no Centro de Eventos Recife, prédio da Faculdade Pernambucana de Saúde na Imbiribeira.

Declaro que fui surpreendido com a decisão do TJ-PE em manter a data para este domingo, embora tenham mudado o local. A comissão eleitoral composta por membros da Federação Pernambucana de Futebol, e que foram indicados por Evandro Carvalho, também impugnou, na data de hoje, a minha candidatura ao pleito, fato esse que gerou muita revolta minha e da minha equipe.

Um dos meus pedidos ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, nesta semana, foi justamente a mudança dos membros da Comissão Eleitoral, já que os mesmos foram escolhidos pelo presidente Evandro Carvalho mostrando, dessa forma, que não iria haver neutralidade nas tomadas de decisões dos membros da Comissão no decorrer do pleito. Fato que aconteceu hoje quando decidiram impugnar a minha candidatura. 

Mais uma vez a atitude ditatorial da atual gestão manipula toda a logística da eleição da entidade máxima do futebol pernambucano. Fica claro o que venho falando há meses: eles querem se perpetuar no poder e estão usando das artimanhas mais sórdidas para inviabilizar a nossa chapa. A FPF hoje é comandada por um ditador que quer se perpetuar no poder. Vou seguir lutando para que tenhamos uma eleição limpa e transparente.

Eu e minha equipe estamos juntos, fazendo o nosso trabalho de maneira correta e de forma honesta. Não podemos esmorecer nas nossas convicções. Vamos lutar sempre! 

Confiamos no poder judiciário, confiamos na justiça do Estado. Queremos uma eleição limpa, democrática e que faça valer o desejo da maioria dos clubes e ligas que desejam mudança no futebol pernambucano.

Alexandre Mirinda – Candidato à presidência da Federação Pernambucana de Futebol pela chapa ”Construindo pontes para o fortalecimento do futebol pernambucano”.

Tags: Comissão Eleitoral Alexandre Mirinda fpf chapas eleições