Esportes DP

SEGURANÇA NOS ESTÁDIOS

FPF e SDS determinam presença de torcida única nos clássicos do Pernambucano e na Copa do Nordeste

Nova determinação também libera o retorno das charangas aos estádios de Pernambuco

postado em 30/01/2023 17:20 / atualizado em 30/01/2023 17:27

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Após a barbárie de uniformizadas nos arredores do jogo entre Sport e ABC, no último dia 21, pela Copa do Nordeste, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em ação conjunta com a Secretaria de Defesa Social (SDS), determinou a presença de torcida única em partidas pelo Nordestão e em clássicos pelo Estadual. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (30) na sede da Federação, na Boa Vista, área central do Recife, tendo a presença do Secretário Alexandre Alves. 

"Ficou determinado que os jogos de clássicos no Pernambucano, assim como as partidas pela Copa do Nordeste, terão a presença só do torcedor mandante. Isso não é só aqui, acontece em outros estados, como em São Paulo. Não será a primeira vez. A gente espera que isso permita a termos um convívio melhor nos estádios de futebol", iniciou Alexandre. 

"A primeira medida que a gente vai tomar é a venda antecipada de ingressos, torcedor de verdade, compra com antecedência. Isso vai ser até mais fácil para a Polícia Militar identificar o verdadeiro torcedor, diferente daqueles que trajam uma camisa de um time para organizar crimes, esses não têm ingressos porque não vão para assistir o jogo" , acrescentou.
 
"Já estamos recebendo algumas denúncias para identificar os envolvidos naquelas imagens lamentáveis no jogo do Sport. A gente tem plena convicção que com essas medidas, corajosas, da Governadora Raquel Lyra e da SDS, vamos conseguir trazer o torcedor que faz a festa de volta", destacou Evandro Carvalho. 

Também na reunião, foi determinado o retorno das charangas às arquibancadas do futebol pernambucano. A determinação visa abrilhantar mais os festejos, resgatando as raízes históricas do esporte no estado. "As charangas também estarão de volta. A gente está muito feliz em divulgar esta decisão, porque isso é valorizar nossas origens", sacramentou Alexandre. 

Já as bandeiras, ainda seguem vetadas. "O problema, na verdade, não são as bandeiras, são os mastros. Que podem servir como algum artefato para prática de violência. Mas isso a gente está analisando, tudo alinhado com a Secretária", falou Evandro. 

Tags: fpf torcida única charangas volta copa do nordeste clássicos pernambucano sport abc