Esportes DP

FUTEBOL NACIONAL

Troca gratuita de parabólicas aproxima torcidas de Náutico, Santa Cruz e Sport pela TV digital

Entidade não governamental distribui aparelhos de sinal digital de forma gratuita para a apopulação de baixa renda; RMR já recebe atendimento

postado em 15/02/2023 15:13 / atualizado em 15/02/2023 15:46

<i>(Foto: Divulgação)</i>
Assistir aos jogos do time do coração é uma atividade natural para os torcedores dos grandes centros urbanos, incluindo o Recife, seja pela proximidade dos estádios ou das antenas de transmissão. Mas essa realidade nem sempre se reflete em todos os municípios do país. Em boa parte das cidades mais afastadas do centro urbano do Recife, torcedores de times locais que assistem à TV pela parabólica tradicional têm acesso a uma programação esportiva voltada, na maior parte das vezes, apenas para partidas de times do Sudeste, o que historicamente afastou esses fãs de acompanhar os times locais.

Uma medida que tende a reparar essa histórica falta de acessibilidade dos torcedores do interior com os clubes do estado é a 'Siga Antenado', instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). 

Cerca de 18,7 mil famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Recife, inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm parabólica tradicional instalada e funcionando, têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. A substituição é feita pela Siga Antenado. Para verificar se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para o telefone 0800 729 2404 com o CPF ou NIS em mãos.

Torcedor do Sport assiste ao Leão em Ipojuca

Quem já fez a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital já tem acesso aos jogos do campeonato estadual, além de programação esportiva sobre os times locais. Com o equipamento, é possível receber o sinal por satélite com um enorme ganho de qualidade, sem falar no número maior de canais e programação regionalizada, diferente do modelo convencional. 

Silvio Prazeres dos Santos, morador de Camela, distrito de Ipojuca, localizado a 70 km do Recife, é um dos apaixonados por futebol que apenas recentemente começou ter a oportunidade de acompanhar as partidas de times locais pela TV. Torcedor do Sport, ele  descobriu que tinha direito à instalação gratuita da parabólica digital realizada pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de substituição gratuita das parabólicas tradicionais para o modelo mais moderno nas residências da população de menor renda.

“Aqui, em Camela, a gente não conseguia assistir aos jogos nem pela parabólica, porque só passava as partidas de times de São Paulo”, explica o torcedor rubro-negro. “Eu gostei muito da parabólica digital. A qualidade é muito melhor do que a da parabólica tradicional. Ela tem uma imagem HD e mais canais. Agora, quando o Sport estiver jogando, eu vou poder assistir”, comemora Silvio Prazeres.

Tags: Santa Cruz Siga Antenado náutico sport parabólicas tv anatel