O distintivo de selo dourado tem um preço considerado abusivo
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As mudanças em perfis verificados no Twitter tomaram conta das redes sociais nesta quinta-feira (20). Nem o Trio de Ferro do futebol pernambucano ficou fora das tendências. O Sport, que perdeu seu selo nesta sexta-feira (21), se juntou a Santa Cruz e Náutico, além de outros clubes nacionais, como Corinthians, Palmeiras, Vasco e Fluminense.
Dos maiores clubes do Brasil, apenas Flamengo e Fortaleza, que possuíam o selo ‘dourado’, estão, até o momento desta reportagem, com o selo ‘azul’, que custa R$ 440 por ano.
Em contato com o Esportes DP, Joaquim Costa, do marketing alvirrubro, garantiu que o clube vai buscar recursos para manter o selo. "Se é preciso pagar, acredito que vamos fazer a compra. Porém, estávamos tentando o selo 'dourado', mas vimos que é totalmente inviável", disse Costa, confirmando que o Timbu pagará pelo selo ‘azul’.
Também procurado pelo Esportes DP, Marcelo Bandeira, gerente de comunicação do Sport, afirmou que o clube não pretende pagar para recuperar o selo de verificado na rede social. "O Sport, por se tratar de uma instituição, se enquadra no selo dourado, que, na verdade, já obtinha antes. Nele, o Twitter cobra R$ 5.3 mil por mês por cada organização. É um valor bem inviável para obter o benefício", disse.
O marketing do Santa Cruz também foi procurado pela reportagem, mas não deu retorno.
Famosos sem verificação
De acordo com as novas regras, quem quiser manter o distintivo precisa assinar o Twitter Blue, que custa, no Brasil, a partir de R$ 42 por mês, ou R$ 440 no plano anual. O influenciador Felipe Neto e o jogador Neymar estão entre as figuras públicas brasileiras que já não possuem a verificação.
As remoções começaram em 1º de abril, conforme anúncio da plataforma e do dono da companhia, Elon Musk. Na ocasião, entretanto, poucos usuários foram afetados e Musk empurrou o ultimato para este dia 20, sem dar maiores explicações.
Ao menos 2.064 influenciadores já tinha perdido o status até as 18h desta quarta, segundo levantamento do DeltaFolha a partir da base de perfis utilizada na criação e atualização do GPS Ideológico.
Isso representa 73% em relação a um total de 2.832 usuários anteriormente verificados e presentes no universo analisado. Essa amostra contém perfis com pelo menos 160 mil seguidores cada um, principalmente do Brasil, mas também de outros países.