Raquel esteve com o Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho (à esquerda), entre outas autoridades políticas (Foto: Rafael Vieira/DP Foto )
A Arena de Pernambuco, um dos maiores palcos esportivos e turísticos, celebra 10 anos de fundação nesta segunda-feira (22). Em comemoração à efeméride, o Governo de Pernambuco, através das Secretarias de Turismo e Lazer e de Educação e Esportes, lançou o projeto do Centro de Formação Esportiva (CFE), num evento que contou com diversas personalidades política, como a Governadora Raquel Lyra (PSDB).
"A gente não recebeu o estado com as contas aprumadas. Então não é tão simples começar a tratar do passado, construindo o futuro. Temos indicadores de violência importantes. Somos o estado mais violento do Brasil, temos o segundo maior índice de desemprego do país. O que fazer diante disso? Na conta do estado, a Arena era só 'prejuízo", inicou Raquel.
A chefe de estado, na sequência, explanou quais serão as medidas para maximizar o fluxo social e econômico o estádio. "Durante a campanha, ficamos compreendendo como que a gente poderia otimizar a utilização desse espaço. Incluindo, as comunidades. Não adianta a gente passar pela frente e ver um projeto bonito se ele não faz parte da vida das pessoas. Por isso, vamos trabalhar aqui, com o CFE para que a gente possa incluir ainda mais a sociedade nesse contexto."
OS DESAFIOS
O grande desafio da gestão de Raquel é fazer a Arena voltar a ser rentável aos cofres públicos. Isso porque o estado ainda repassa Arena Pernambuco Negócios e Participações, consórcio liderado pela Odebrecht, aproximadamente R$ 3,5 milhões por mês pela quebra de contrato em março de 2016 e que previa uma multa de R$ 246,8 milhões. A dúvida só será sanada em 2031.
Em entrevista ao Diario, o secretário Daniel Coelho (Setur-PE), falou dos gastos para o funcionamento da Arena. "Vamos centralizar neste Governo as ações na Arena em prol de um impacto social. Transformar esse equipamento de grande estrutura, que é pago pelo 'suor' do povo pernambucano, num equipamento público de verdade", pontuou.
Outro problema vem recorrente vem sendo a baixa utilização dos times de maior expressão do estado, Sport, Santa Cruz e Náutico. Este é um fator primordial, segundo o vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior. "O torcedor sempre foi muito identificado com seus estádios, o Arruda, os Aflitos e a Ilha do Retiro. Então toda essa tradição acabou prejudicando de certa forma", opinou.
O PROJETO
O CFE tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania aos pernambucanos. As inscrições já começam nesta terça-feira (23), através do link disponíveis nos perfis do Instagram da Arena (@arenadepernambuco) e da Secretaria Executiva de Esportes (@esportepe). Poderão participar alunos matriculados em escolas públicas das redes estadual e municipal.
De quebra, a iniciativa irá beneficiar 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais, como atletismo, judô, badminton, ginástica artística, futsal, voleibol, basquetebol e handebol.
"O Centro de Formação Esportiva tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens maior envolvimento com a cultura esportiva. Então irá promover desde a ampliação do repertório motor, ao conhecimento de diversas modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais. A proposta é que a criança, durante o contraturno escolar, realize atividades de caráter esportivo e educacional", explicou o secretário-executivo de Esportes, Luciano Leonidio.