Esportes DP

MARCA

Arena de Pernambuco completa 10 anos de inauguração

Nova gestão quer aproximar equipamento da população; veja entrevista exclusiva com novo gestor da Arena de PE

postado em 20/05/2023 08:20

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP )</i>
Dia 22 de maio de 2013, Náutico 1x1 Sporting (POR). Na próxima segunda-feira (22), a Arena de Pernambuco completa exatos 10 anos de sua inauguração, ocorrida justamente no amistoso internacional entre pernambucanos e portugueses. De lá para cá, muita coisa aconteceu no estádio que serviu de palco para cinco jogos da Copa do Mundo de 2014 e outros três da Copa das Confederações de 2013.

No filme de 10 anos da Arena de Pernambuco uma incerteza sempre pairou no ar: o futuro do equipamento pós Mundial do Brasil. O projeto inicial de expansão da Zona Oeste, batizado de Cidade da Copa, não saiu do papel. Apenas o estádio foi erguido em São Lourenço da Mata, orçado em R$ 479 milhões, mas que subiu de valor com os aditivos de aceleração para a inclusão na Copa das Confederações.

O Náutico, parceiro nos primeiros anos, voltou aos Aflitos no fim de 2018, deixando a Arena sem um clube de massa mandando seus jogos no local. Situação que segue até hoje – dos três grandes da capital, o Sport é que ensaia um flerte maior com o estádio. O presidente Yuri Romão tem falado em uma reforma mais ampla da Ilha do Retiro, o que faria o Leão levar mais jogos para São Lourenço da Mata. Santa Cruz e Náutico não têm falado em sair do Arruda e dos Aflitos. No momento, o Retrô tem levado seus jogos para o estádio.

Há duas semanas ocupando o cargo de diretor-presidente da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes participou do Diario Esportivo TV no YouTube desta semana e comentou sobre a efeméride dos 10 anos e sobre os desafios do equipamento. “Todos os times que têm seus estádios, como Sport, Náutico e Santa Cruz, o trabalho de convencimento leva mais negociação para as Arenas públicas. Porém, tenho plena consciência e os clubes também têm, da grandeza do equipamento”, destacou Marcos Nunes, que também enfatizou outros caminhos que vão ser percorridos pela nova gestão.  

“Mais do que é hora de a gente resgatar a Arena como um vetor de transformação social. Existe uma proposta de uma parceira, via Secretaria de Turismo e as de Educação e Esportes, de um projeto para atender crianças na Arena. Ideia é tornar a Arena viva todos os dias, deixando-a de fato pública, trazendo a população para dentro”, enfatizou o novo gestor da Arena.

O anúncio oficial será feito nesta segunda-feira (22), em evento que será realizado a partir das 14h na Arena, com a participação da governadora Raquel Lyra. 

Tags: pernambuco anos dez estádio pe arena