Esportes DP

DIVERSIDADE

Rivais dentro de campo, Paysandu e Remo se unem na luta pela diversidade

No Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA, clubes dão as mãos no combate à homofobia no futebol

postado em 28/06/2023 14:49 / atualizado em 28/06/2023 15:10

<i>(Foto: Reprodução)</i>
O futebol é, desde seus primórdios, um ambiente hostil para pessoas que lutam pela igualdade de gênero. Indo na contramão de qualquer tipo de preconceito, o Paysandu e o Remo deixaram a rivalidade de lado para levantar a bandeira contra a homofobia numa campanha histórica:, com a hashtag #RExPAdaDiversidade.

"Nenhuma travessia foi tão importante quanto essa!", diz um dos trechos do vídeo, que também conta com números alarmantes, como índice de mortes de pessoas LGBTQIA+ no Brasil.

O Dia Internacional do Orgulho é celebrado no do 28 de junho após os chamados Distúrbios de Stonewall (ou Revolta de Stonewall), que ocorreram nos Estados Unidos. A revolta é considerada um marco para a comunidade LGBTQ no mundo todo. 

A RIVALIDADE

Paysandu e Remo são rivais ferrenhos historicamente, sendo o clássico mais jogado no mundo, numa rivalidade que já dura mais de um século. O primeiro "Re-Pa" foi disputado no dia 14 de junho de 1914, valendo pelo Campeonato Paraense, e o Remo venceu pelo placar de 2 a 1. Vale destacar que o único gol do Paysandu foi marcado pelo atacante Matthews, um atleta inglês.O confronto foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado do Pará em 4 de maio de 2016. 

A maior invencibilidade do Re-Pa pertence ao Azulino. Entre janeiro de 1993 e junho de 1997, o Remo ficou 33 jogos sem sofrer uma derrota para o Paysandu. O Paysandu detém a maior goleada do Re-Pa. No dia 22 de julho de 1945, o Papão bateu o Remo pelo placar de 7 a 0.

PERNAMBUCO 

No futebol pernambucano, até a última atualização desta matéria, apenas Sport e Náutico haviam se posicionado nas redes sociais sobre o assunto. "Que o futebol seja ponto de acolhimento e apoio, não de medo e preconceito", postou o Leão, enquanto o Timbu emendou "Orgulhe-se de quem você é."
 
O Santa Cruz, que entra em campo nesta quarta-feira (28), diante do Sousa, pela Série D do Campeonato Brasileiro, também levantou a bandeira.