Esportes DP

COLUNA

Veja a opinião de Beto Lago no Diario Esportivo sobre o duelo entre Sport e Chapecoense

Leão briga para manter a invencibilidade de um mês e quer voltar ao primeiro lugar na Série B do Campeonato Brasileiro

postado em 27/06/2023 08:44

<i>(Foto: Sandy James/DP Foto)</i>
Tem que vencer
Vale a invencibilidade que já dura mais de um mês. E o retorno ao primeiro lugar da Série B, perdido pela vitória do Novorizontino, no último final de semana. Hoje, diante da Chapecoense, que abre a zona de rebaixamento, o Sport tem um jogo que deve ser colocado na lista das “obrigações de vitória”. Mas, vem sempre uma preocupação na cabeça do torcedor leonino: de se complicar quando encontra um time que está no Z4 da tabela. Porém, a dor de cabeça maior é por conta dos desfalques da dupla vem fazendo a diferença nesta Segundona. Com desconforto muscular, Vagner Love e Luciano Juba nem viajaram. Ninguém, em sã consciência, apostaria que Love estaria em campo em todas as partidas. A sequência dura de jogos não permite para ele, com seus 39 anos, e até mesmo para os demais jogadores, como Wanderson, que também ficou fora da lista pelo mesmo motivo. Ainda assim, pelo elenco que tem e pela campanha que vem fazendo, o rubro-negro não pode desperdiçar a oportunidade de sair com os três pontos de Chapecó e retomar a liderança, o que seria bom para recuperar os números fora de casa. Os 100% na Ilha acabam tendo o contraponto da 10ª melhor campanha como mandante. Quem briga por título, como o Sport, precisa melhorar neste quesito. E para isso, tem que vencer a Chapecoense. 

Quem entra?
Como será que o Sport irá para o jogo? Enderson Moreira pode colocar a defesa com três zagueiros, formação que deu certo em alguns jogos fora. A outra é saber quem entra no lugar da dupla de artilheiros. Felipinho é o favorito para ganhar a vaga de Juba, com Matheus Vargas correndo por fora. No ataque, Gabriel Santos e Kayke são os cotados para o lugar de Love.  

Números Série B
Novorizontino e Sport são os líderes da Série B muito pelo desempenho nas últimas seis rodadas. O time paulista marcou os 18 pontos possíveis (100% de aproveitamento). Já o Leão soma 13 pontos (72,2%), campanha bem idêntica ao Vila Nova/GO, com a vantagem de o rubro-negro ter feito mais gols (12 a 8). 

Números Série C
A recuperação do Náutico de Fernando Marchiori pode ser vista nas seis últimas rodadas da Série C. Tem a segunda melhor campanha, com 12 pontos (62,2% de aproveitamento), perdendo nos critérios para o Volta Redonda no número de vitórias e superando o Remo nos gols marcados e o Amazonas, próximo adversário do Timbu, no saldo de gols. 

Treinadores
Com um terço dos jogos disputados na Série B, chegamos a 15 clubes trocando treinadores. Bem diferente de 2022, quando se chegou a esse número após o fim do turno. Cinco clubes não trocaram treinadores: Novorizontino (Eduardo Baptista), Sport (Enderson Moreira), Vila Nova/GO (Claudinei Oliveira), Vitória (Léo Condé) e Criciúma (Cláudio Tencati). Cinco dos seis primeiros colocados.

Tags: Série C Série B Beto Lago Diario de Pernambuco Diario Esportivo juba love chapecoense sport coluna