A final será decidida em partida única (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
A Cobra Coral e a Fênix de Camaragibe eliminaram o Timbu e o Leão, respectivamente, e carimbaram os passaportes para a final do Campeonato Pernambucano Sub-20 de 2023. De um lado, o Santa Cruz, segundo maior campeão - com 28 títulos, em busca de encerrar seu maior jejum da história de 20 anos sem conquistar o título. Já o Retrô, fundado em 2016, busca sua conquista inédita nesta categoria, a equipe azulina participa de sua terceira final em sua curta trajetória. De acordo com o regulamento, a decisão será realizada em jogo único, com data a definir, provavelmente na Arena de Pernambuco. Em caso de empate, o torneio será decidido nas penalidades máximas.
Por outro lado, o Santa Cruz é conhecido por revelar grandes craques para o futebol nacional e até mesmo mundial, como é o caso do meia Rivaldo, eleito o melhor do mundo em 1999. Os tricolores não conquistam um título estadual na categoria desde de 2003. A última final foi em 2018, quando foi vice-campeão diante do Porto.
Na fase inicial, a Cobra Coral conquistou 18 pontos - com cinco vitórias e três empates e duas derrotas - somando 75% de aproveitamento. A equipe marcou 10 gols e sofreu 10 tentos. Nas quartas de finais, em duas partidas, o Mais Querido venceu o Porto no agregado por 3 a 0. Na semifinal, o Tricolor bateu o Náutico por 1 a 0, no Arruda. No jogo da volta, a equipe coral segurou o empate e consequentemente a vaga na finalíssima.
TRICOLOR CLASSIFICADO! %u26AB%u26AA%uD83D%uDD34
Neste domingo (30), o @SantaCruzFC eliminou o @nauticope na semifinal #PernambucanoSub20 e avançou para a final da competição. Com a vantagem da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, a Cobra Coral segurou o empate sem gols no jogo de volta.
%u2014 Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) July 30, 2023
Fênix de Camaragibe
O Retrô busca o primeiro título do Campeonato Pernambucano Sub-20 de sua história. Vice-campeão em duas oportunidades no torneio, a Fênix de Camaragibe tem apenas sete anos de fundação, cinco de profissionalização, e sonha com a inédita conquista do Estadual.
Na primeira fase, a equipe Azulina não teve dificuldades para se classificar, avançando em terceiro, atrás apenas de Náutico e Sport. A Fênix conquistou 18 pontos - com cinco vitórias e três empates e duas derrotas - somando 75% de aproveitamento. Com 14 gols marcados e oito sofridos, sendo o terceiro melhor ataque e defesa da competição.
Nas quartas de finais, enfrentou o Ibis e venceu as duas partidas, pelo placar agregado de 8 a 0: classificação indiscutível. Já nas semis, o Retrô mediu forças com o atual campeão Sport e, após um tropeço por 3 a 2 no jogo da ida, a equipe teve uma grande atuação na partida de volta e repetiu o placar, e nas penalidades o goleiro Erivelton brilhou com duas grandes defesas.
FÊNIX NA FINAL! %uD83E%uDD85
Neste sábado (29), @Retrofcbrasil eliminou o @sportrecife, nos pênaltis, depois de empatar em 3 a 3 no agregado e avançou para a final do #PernambucanoSub20. David, goleiro da Fênix, defendeu dois pênaltis e foi o destaque da partida.