Retrô bate o Pacajus fora de casa e leva vantagem para decisão na Arena (Foto: Retrô/Divulgação)
A Fênix de Camaragibe saiu na frente na disputa pela vaga nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D 2023. Neste domingo, no jogo de ida da segunda fase, disputado no estádio Ronaldão, o Retrô venceu o Pacajus, no interior cearense, por 2 a 1, Gelson e Radsley balançaram as redes para a equipe azulina, e Testinha descontou para os cearenses. O time comandado por Marcelo Martelotte deu um importante passo para a classificação visando a 3ª fase da quarta divisão.
Com o resultado, os pernambucanos tem a vantagem do empate para avançar à próxima fase da competição. Em caso de derrota por um gol, a decisão será definida nos pênaltis, os cearenses precisam vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal. O encontro da volta entre a Fênix de Camaragibe e o Cacique do Vale do Caju será no próximo domingo (06), às 18h, na Arena Pernambuco.
O jogo
A tônica inicial da partida era de um jogo bastante truncado pelas péssimas condições do gramado do estádio Ronaldão. Diante disso, a Fênix logo percebeu a importância do jogo aéreo. Aos 16 minutos, em jogada pelo lado direito, Radsley tocou para Israel que fez o cruzamento na medida para Gelson, que se antecipou à marcação e acertou bela cabeçada sem chances Jailson. Após sofrer o gol, a equipe cearense procurou ocupar mais o campo ofensivo dos pernambucanos. A melhor oportunidade veio no cabeceio de Vinícius que passou com perigo na meta azulina.
No segundo tempo, em desvantagem no placar, o Cacique do Vale do Caju começou pressionando nos minutos iniciais. Em finalização de Cassaco de fora da área, bola sobra para Vinícius que livre chutou para o fundo das redes, porém, o árbitro marcou impedimento no lance. Os jogadores cearense ficaram na bronca com o bandeira, reclamando de posição legal na jogada.
O time azulino caiu de ritmo na etapa final, optando por uma postura defensiva com o intuito de segurar o resultado. Com isso, o Pacajus se sentiu confortável em campo e se lançou ao ataque. Em rápido lance de contra-ataque, Israel fez falta dura em Cassaco, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Apesar da vantagem numérica, o Cacique não conseguia criar nenhum perigo à meta.
Apostando suas fichas no contra-ataque, a Fênix chegou com Radsley que finalizou de fora da área, a bola bateu na mão de Airton Jr, e o arbitro da partida Gustavo Ervino Bauermann assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, Radsley deslocou o goleiro e ampliou a vantagem no placar. Nos acréscimos, Ray cruzou para área, Janeudo desviou e a bola tocou na mão de Jean, o árbitro marcou penalidade para o Pacajus. Na cobrança, Testinha desloca o goleiro Jean e diminui o placar do confronto. Após o abafa final, os visitantes se fecharam e conseguiram levar o resultado positivo para a decisão na Arena de Pernambuco.
FICHA DO JOGO
Pacajus 1
Jailson; Ray Cardoso, Ramon Rafael (Carlão); Airton Jr e Guto; Rogério, Vinícius; Jó; Testinha, Casaco (Davi Reis) e Pio (Janeudo). Técnico: Vladimir de Jesus
Retrô 2
Jean; Israel, Sandoval, Guilherme Paraíba e João Victor; Jonas, Alencar (Alencar) e Radsley (Tailson); Luisinho (Jean), Gelson (Rômulo) e Giva (Bruno Baio). Técnico. Marcelo Martelotte
Estádio: João Ronaldo - Pacajus (CE)
Horário: 17hrs
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: José Roberto Larroyd e Luciane Rodrigues dos Santos (SC)
Cartões amarelos: Joilson e Pio (P); Israel, Alencar e Luisinho (R)
Cartão vermelho: Israel (R)
Gols: Gelson, aos 16/1T e Radsley, aos 27/2T (R); Testinha, aos 47/2T (P)